Aula Aberta com Ayrson Heráclito | Escola das Artes

11.04.2024 18:30
Escola das Artes | Auditório Ilídio Pinho

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

11.04.2024 18:30 Aula Aberta com Ayrson Heráclito | Escola das Artes Link: https:///pt/central-eventos/aula-aberta-com-ayrson-heraclito-escola-das-artes

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 11 de abril, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Ayrson Heráclito.

Ayrson Heráclito

Artista visual e curador, doutorando em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Suas obras transitam em diferentes linguagens das artes visuais, como a pintura, desenho, escultura, fotografia, audiovisual, instalação e performance, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira, muitas delas, premiadas e vistas em individuais na Bahia e em festivais e bienais internacionais.
Os seus trabalhos foram expostos na Bienal de Veneza, Itália (57ª edição, em 2017); no Fowler Museum, em Los Angeles, EUA; (2017), no European Centre for Contemporary Art, na Bélgica (2012); no Malba, Argentina (2010), na Kunst Film Biennial, Alemanha; na II Trienal de Luanda, em Angola; na 2a. Changjiang International Photography and Video Biennial, na China; no Weltkulturen Museum, Alemanha; em duas Bienais do Mercosul, a III e X, ambas no Brasil.
Também no Brasil, os trabalhos de Ayrson Heráclito já foram apresentados em representativos espaços de exibição como o Museu de Arte do Rio (MAR/RJ), a Associação Cultural Videobrasil (SP), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP), Museu de Arte Contemporânea (MAC, RJ), Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), Museu de Arte Moderna da Bahia (BA), SESC Pompeia (SP), Museu da Cidade (OCA, SP) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, BSB).
Algumas das suas obras integram as coleções de museus e instituições como a Coleção Itaú Cultural (São Paulo, Brasil), O Instituto Inhotim (Brumadinho, Minas Gerais), o Museum der Weltkulturen (Frankfurt, Alemanha), o Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, Brasil) a Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, Brasil), 0 Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (São Paulo, Brasil), a Raw Material Company (Dakar, Senegal) e o Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador, Brasil).

Mais informação disponível aqui