Participação cívica e política das mulheres: docente da Faculdade de Educação e Psicologia apresenta resultados de projeto na Noruega

Alexandra Carneiro, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), esteve em mobilidade internacional na Noruega, de 14 a 18 de abril, para discutir os resultados do impacto das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto "Participo! Participação cívica e política das Mulheres" com o European Centre for Women and Technology (ECWT).

O projeto terminou em 2020 e foi promovido pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o objetivo de impulsionar o envolvimento de raparigas e mulheres na vida política e/ou social dessas freguesias da cidade do Porto. A iniciativa foi financiada pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 - Programa Conciliação e Igualdade de Género.

Para além da docente da FEP, estiveram também presentes em Oslo para reunir com o ECWT: Ana Furtado, da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Sofia Mexia Alves, da Fundação Aga Khan Portugal; Joana Morais e Castro, da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto; e Inês Carvalho, da Rede Inducar.

Identificação de obstáculos e facilitadores à participação cívica e/ou política das mulheres

A Universidade Católica, no Porto, enquanto entidade parceira, contribuiu para atividades específicas do projeto, tais como: a recolha de narrativas de vida de mulheres cívica e/ou politicamente ativas nas freguesias identificadas; a identificação de obstáculos e de facilitadores à participação cívica e/ou política das mulheres; e a avaliação do impacto das atividades empreendidas junto da comunidade.

Durante a visita a Oslo, Alexandra Carneiro discutiu com o ECWT (Centro Europeu para as Mulheres e Tecnologia, em língua portuguesa) os resultados do projeto e das atividades realizadas, bem como os resultados do estudo de impacto das mesmas. A visita também teve como objetivo conhecer a atividade do ECWT na Noruega e explorar possibilidades de continuidade de trabalho conjunto.

“Nesta visita, expliquei com maior pormenor a forma como foi conduzida a recolha das narrativas das mulheres identificadas pela comunidade como exemplos de participação cívica e/ou política (o tipo de guião de entrevista utilizado, os objetivos, e a experiência das narrativas). Apresentei os mapas de obstáculos e de facilitadores à participação cívica e/ou política das mulheres e dei a conhecer o resultado do estudo de impacto das atividades do projeto”, adiantou Alexandra Carneiro, que é também investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FEP-UCP.

Com esta visita, espera-se promover uma maior visibilidade do trabalho realizado, dos seus resultados e impacto, assim como explorar possibilidades de continuidade de parceria e novas ideias de projeto.

22-04-2024