Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos

PrintPrint

V Edição - outubro de 2022 a maio de 2023 | Ensino Online

A Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos é a primeira formação interdisciplinar oferecida em Portugal no âmbito da teoria e da prática dos direitos humanos. Esta pós-graduação é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa.

Assim, reúne contributos das áreas do Direito, da Educação, da Economia Social e da Psicologia no que concerne à proteção e promoção dos direitos humanos, nos panoramas nacional e internacional.

Objetivos
Através desta interdisciplinaridade, torna-se possível abarcar, para cada uma das grandes temáticas abordadas (dignidade; vulnerabilidade; solidariedade; diversidade), a sua compreensão teórica, mas também a sua aplicabilidade prática na área dos direitos humanos, procurando aliar o ‘saber ser’ ao ‘saber fazer’.

Neste sentido, será proporcionado aos alunos o contacto com profissionais do terreno, a aquisição de conteúdos que lhes permitirão o domínio de princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos, e apoio tutorial para que possam desenhar e desenvolver os seus próprios projetos.

Modelo Pedagógico
A abordagem interdisciplinar é transversal a todo o plano curricular, com cada um dos quatro módulos a reunir contributos do Direito, da Educação, da Psicologia e da Economia Social. As aulas serão lecionadas em formato presencial e/ou online, por académicos e especialistas, mas também por profissionais de organizações governamentais e não-governamentais parceiras da presente Pós-Graduação, garantindo uma aprendizagem suportada na e pela ação em contexto real.

Modelo de Avaliação e Creditação
A avaliação compreende a realização de quatro ensaios individuais e de um trabalho de projeto final.
A classificação final da pós-graduação será constituída pelos seguintes elementos:

  • Média das classificações específicas das quatro primeiras unidades curriculares ponderada pelas respetivas unidades de crédito (ECTS);
  • Classificação do trabalho da quinta unidade curricular.

As ponderações da média das classificações específicas das unidades curriculares e do trabalho final serão respetivamente de 60% e de 40%.

O curso confere 20 ECTS, sendo atribuído um certificado de pós-graduação a quem tiver aproveitamento (igual ou superior a 10 valores) nos cinco módulos que compõem o plano curricular.

Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
20
Destinatários: 

Esta formação destina-se a pessoas com licenciatura/graduação em qualquer área científica.

Horários: 

Duração
O curso decorrerá entre outubro de 2022 e maio de 2023.

Horário
O curso será lecionado num formato Online, estando previstas algumas sessões presenciais (com possibilidade de assistência online).

As sessões decorrerão, em regra, às sextas-feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 14h às 18h.
 

Contactos: 

Gabinete de Estudos Avançados e Formação

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt

Telefone: 939 450 000 / 939 450 012

2ª a 6ª feira: 9h30 - 12h30 e 14h30 - 17h30