T4EU: Católica debate futuro das universidades europeias

Universidade Católica Portuguesa (UCP) liderou uma reunião sobre estratégias de outreach para as universidades, no âmbito da Aliança Transform4Europe (T4EU), no dia 21 de fevereiro, em Bruxelas.

Esta reunião contribuiu para a construção da estratégia de outreach da T4EU. O debate abordou as competências dos estudantes, a investigação e a transferência de conhecimento, centrando-se numa visão de futuro para as universidades europeias. Defendendo a abertura, a colaboração e o envolvimento da comunidade, os participantes sublinharam a necessidade de as instituições ultrapassarem as fronteiras convencionais.

“Os resultados deste encontro são particularmente significativos para a trajetória estratégica da T4EU, nos seus esforços de outreach, posicionando a Universidade Católica Portuguesa na vanguarda destas discussões”, explica Francisco Mendes-Palma, Coordenador Institucional T4EU | UCP.

Para Daniel Filipe Madureira Fonseca, membro do Secretariado-Geral do Parlamento Europeu, “o evento não só provou ser uma excelente iniciativa, mas também essencial para um debate no contexto da colaboração internacional para uma melhor resposta às necessidades da sociedade do futuro”.

O participante, que é alumnus da Católica Porto Business School, reforçou a importância da “partilha de conhecimento entre investigadores, empresas e instituições num mundo cada vez mais marcado pela procura de um desenvolvimento rápido e integrado”.

O evento contou com a participação de Bernardo Ivo Cruz - Secretário de Estado da Internacionalização; Amanda Crowfoot - European Universities Association; Jean Ehret - Luxembourg School of Religion & Society; Bryan Wells - NATO Chief Scientist; Alexandre Affre - Deputy Diretor General BusinessEurope e Francisco Mendes-Palma - Coordenador Institucional Transform4EU | UCP.

Alumni das 10 universidades da T4EU, juntamente com representantes das instituições da União Europeia, também estiveram presentes.

28-02-2024