Regresso do cinema em sala à Escola das Artes - Cineclube EA

EVENTO CANCELADO. A SESSÃO SERÁ EXCLUSIVAMENTE TRANSMITIDA ONLINE + info

Regresso do cinema em sala à Escola das Artes - Cineclube EA

Neste momento histórico de redefinição de modelos e práticas, o debate sobre os modos de assistir cinema e da pertinência da experiência em sala tornou-se inescapável - sobretudo quando muitos ainda avaliam se o risco é justificável.

Para nós é-nos impossível assumir outra posição que não a da defesa desta experiência única. Tendo em conta o nosso contexto, consideramo-la inclusive uma necessidade pedagógica, fulcral no ensino de Cinema que tem sido aposta da Escola das Artes.

Tendo estado impedidos de desenvolver as nossas atividades presenciais desde 4 de março do ano transato, tivemos a chance de repensar o nosso funcionamento, desde a programação privilegiada e da sua organização, da nossa apresentação gráfica e comunicação. Experimentamos inclusive com ferramentas online durante os primeiros meses de confinamento, o que, embora com resultados satisfatórios, apenas nos deixou mais ansiosos de um eventual regresso à sala de cinema.

Para este novo ano, renovamos a nossa equipa e, com o apoio institucional da Escola das Artes, preparámos um semestre de programação que conjugará o nosso modelo autoral de seleção de filmes de sempre, com outros momentos especiais com convidados - em regime presencial - de destaque recente do panorama cinematográfico nacional. Teremos também uma nova identidade gráfica, e uma aposta em aprofundar o debate (com convidados, folhas de sala e presença no site da EA).

Portanto, a partir de fevereiro, o Cineclube EA estará de volta ao Auditório Ilídio Pinho, com um primeiro ciclo denominado “Nós, a Fera”, onde serão exibidos filmes de Alfred Hitchcock, Werner Herzog, Jean Cocteau e Georges Franju.

É deste modo que, com grande felicidade, anunciamos o regresso das atividades presenciais do Cineclube da Escola das Artes, e lançamos o convite à comunidade para que nos visite, sempre com a promessa de qualidade e pertinência da nossa programação, das condições únicas do Auditório Ilídio Pinho, e mais relevante hoje, a segurança dos nossos espectadores.

Fica marcado o regresso para o dia 23 de fevereiro, pelas 18h30.

Até lá.

A equipa do Cineclube EA

Miguel Mesquita, Vasco Trabulo, Diogo Pinto e Benjamim Gomes; com Daniel Ribas e Carlos Natálio.

Publicado a 4 de janeiro 2021.

04-01-2021