Inovação e Inclusão: A Inteligência Artificial em Enfermagem

No Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado a 12 de maio, as Escolas de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa reforçam o seu compromisso com a inovação e inclusão na área da enfermagem, com ênfase na utilização da Inteligência Artificial. Alguns dos projetos atualmente em desenvolvimento representam um avanço significativo na personalização do tratamento, especialmente voltado para a população mais vulnerável, como idosos e crianças.

Perante o constante avanço da tecnologia, as Escolas de Enfermagem (Lisboa e Porto) da Universidade Católica Portuguesa têm-se dedicado a incorporar essas ferramentas nas suas práticas educativas e de pesquisa, nomeadamente na área da saúde, tendo em conta os novos desafios que se apresentam e o equilíbrio necessário no uso da tecnologia em paralelo com o desenvolvimento de competências interpessoais, na formação dos estudantes, que enfrentarão novos desafios enquanto futuros enfermeiros.

Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, assume que a Escola "está a preparar os alunos para o futuro com ferramentas para a prática clínica”. Neste contexto, estão atualmente a ser desenvolvidos projetos de investigação que visam o uso de tecnologias avançadas como a termografia, a medição de humidade transepidérmica e ultrassons, integrando ainda ferramentas de inteligência artificial como machine learning e deep learning nos campos do ensino e da prática clínica. Esta visão integradora, não disruptiva da evolução tecnológica, não só prepara os estudantes para o futuro da enfermagem como também se foca na melhoria da qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis, incluindo idosos e crianças.

Estes projetos incluem o desenvolvimento de recursos educativos que utilizam a inteligência artificial para simular diagnósticos e tratamentos, proporcionando uma formação prática sem precedentes para os estudantes de enfermagem. Estes representam também um enorme potencial para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, em especial das comunidades mais vulneráveis como idosos e crianças, contribuindo de uma forma positiva na personalização do tratamento e na humanização dos cuidados evidenciados pela prestação de cuidados de excelência.

As Escolas de Enfermagem (Lisboa e Porto) da Universidade Católica Portuguesa promovem também a transferência da investigação para a comunidade, através de serviços de extensão universitária que envolvem o corpo docente, investigadores e estudantes. Nesta relação, é fundamental a importância do cuidado centrado no indivíduo e nas comunidades, particularmente nas mais vulneráveis, reforçando o compromisso social da Universidade com a inclusão e o cuidado integral. Conciliando a introdução de novas tecnologias e a melhoria das condições ou cuidados prestados, esta inovação passa, por exemplo, pelo uso da tecnologia para prevenir úlceras de pressão em pessoas totalmente dependentes ou em cadeira de rodas, uma preocupação comum neste tipo de cuidados.

Outro dos exemplos de grande relevo na prevenção e tratamento, é a investigação na área do tratamento das feridas, que permite uma personalização mais eficaz, com um protocolo definido através da leitura de dados, retirados por fotografia, sem necessidade de uma extensa inserção dos mesmos de forma manual e assente em conjeturas gerais.

Por tudo isto, os estudantes das Escolas de Enfermagem da UCP, são peças-chave no desenvolvimento e incorporação destes projetos, uma vez que participam ativamente tanto na investigação como na implementação das tecnologias. Desde a codificação de algoritmos até à aplicação direta das tecnologias em cenários clínicos, os alunos estão na vanguarda deste campo emergente. João Alves, estudante de Doutoramento envolvido nestes projetos, refere que "É incrivelmente gratificante saber que o nosso trabalho não só contribui para o nosso desenvolvimento profissional, mas também tem um impacto direto na vida das pessoas.”

Ao desenvolver projetos que interligam a investigação, a educação e a inclusão, a Universidade Católica Portuguesa não só está a preparar os seus estudantes para serem profissionais de excelência como também está a moldar o futuro da enfermagem, tornando-a mais inclusiva e acessível a todos. Com isso, a Instituição destaca-se como uma referência na vanguarda da utilização de novas tecnologias no ensino, proporcionando aos seus alunos uma formação prática, interdisciplinar e dinâmica.

10-05-2024