Fórum de Ética da Católica Porto Business School discute equidade no local de trabalho

A última sessão do Fórum de Ética da Católica Porto Business School ficou marcada pela reflexão sobre a equidade no local de trabalho. Os participantes do Fórum discutiram um caso prático sobre uma história que tinha o mesmo início e dois finais diferentes. A história passa-se numa empresa que, como muitas outras, foi forçada pelo confinamento, a passar para o teletrabalho e, onde, um colaborador de uma determinada empresa, num primeiro caso, toma uma decisão baseada num princípio de igualdade e num segundo caso a decisão é tomada seguindo um princípio de meritocracia.

“Igualdade e meritocracia são, na sua definição, coisas boas, excelentes mesmo, mas, de repente, com a pandemia, abriu-se uma janela, que nos permitiu ver a limitação destes conceitos e a necessidade de outro caminho … que não fique no meio, mas entre os dois, como defendia Aristóteles, que seja mais justo e que faça as pessoas mais felizes. Talvez se chame equidade, mas não é fácil perceber onde está.” lê-se no artigo do Portal VER.

Helena Gonçalves e Ana Roque, Coordenadoras do Fórum de Ética da Católica Porto Business School acreditam que a procura da equidade e a liderança ética à distância – são relevantes para uma reflexão sobre os novos modelos de avaliação do teletrabalho e na avaliação por objetivos do trabalho feito a partir de casa.

Leia o artigo na íntegra aqui.

pt
20-05-2021