Congresso internacional debate desafios da área do Direito

Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2020, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o PPGD do Curso de Doutoramento em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (campus de Curitiba, Brasil), organizaram o I Congresso Internacional - Direito e seus Desafios Sociais, Económicos e Ambientais, que se realizou no Auditório Carvalho Guerra, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa.

A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP) recebeu a primeira edição do congresso internacional “O Direito e seus Desafios Sociais, Económicos e Ambientais”. O evento, organizado em parceria com a Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), decorreu entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2020.

Cerca de 30 oradores de renome internacional debateram as seguintes temáticas: direito comparado e desafios socioambientais; direitos fundamentais e desafios sustentáveis; direito e desafios tecnológicos; direito e desafios económicos, processuais e laborais; teoria do Estado e desafios constitucionais.

A finalidade do Congresso foi a de expor para a comunidade jurídica internacional os principais desafios enfrentados pelo Direito nas áreas sociais, económicas e ambientais, suscitando o debate a respeito da proteção dos direitos sociais, do meio ambiente e da sustentabilidade em conjunto com o crescimento económico e tecnológico.

Entre os oradores convidados estiveram Antônio Carlos Efing (PUC/PR), Leonardo Cacau Santos La Bradbury, mas também Catarina Santos Botelho, Benedita Queiroz, Elisabete Ferreira, Maria Victoria Rocha e Sandra Tavares, docentes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. No final, os palestrantes ficaram de elaborar um artigo sobre o tema da sua palestra que será compilado num E-book a ser publicado pela Editora da Universidade Católica Portuguesa - UCEditora Porto.

Fevereiro 2020

06-02-2020