Vencedores do Concurso de Vídeo “Não Fiques à Seca” recebem prémio

Entre estudantes do ensino secundário e suas famílias, do ensino superior, investigadores, docentes e representantes de empresas que atuam no setor o tema era comum: os desafios no tratamento, preservação e gestão da água. No seminário “Arquimedes: Os Desafios da Água”, que se realizou a 20 de março, foram vários os momentos: assinatura do Protocolo Arquimedes, a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Vídeo “Não Fiques à Seca” e também houve tempo para um debate sobre “Os desafios da gestão da água” visto por investigadores com diferentes níveis de experiência.

Numa mesa redonda sob o tema “Desafios da Água: Prevenção, Tratamento e Futuro”, moderada pela mestranda Inês Leão, os estudantes Ana Margarida Teixeira, Ana Teixeira Oliveira e Artem Suprinovych falaram sobre ser investigador, a sua experiência e os desafios que todos enfrentamos quando falamos em prevenção, tratamento e sobre o futuro da água.

Seguiu-se o momento de assinatura de um protocolo que permite o apoio a estudantes de mestrado e de doutoramento, entre a Universidade Católica Portuguesa e a empresa Águas do Norte. Um protocolo que permite a atribuição de duas bolsas ARQUIMEDES atribuídas a estudantes matriculados na Universidade Católica Portuguesa no Porto, na área da Biotecnologia e Microbiologia, e cujos trabalhos de investigação focam temas de interesse para a empresa.

No final do seminário foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Vídeo “Não Fiques à Seca”, promovido pela Universidade Católica no Porto, em parceria com a Águas do Norte, S.A., a Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto. Na categoria de equipa, o 1º prémio foi atribuído aos estudantes Afonso Ferreira Queirós e João de Matos Miranda, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real; o 2º prémio aos estudantes Viviana Almeida Sá e José Miguel Pinto Marinho, da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo; e o 3º prémio às alunas Leonor Mirra, Cátia Freitas e Beatriz Rodrigues, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Vila Nova de Famalicão. Já na categoria individual, o 1º prémio foi atribuído ao aluno Francisco de Azevedo Carvalho, da Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso, em Guimarães; o 2º lugar à aluna Rita Dinis Ribeiro, da Escola Secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim; e em 3º lugar à aluna Joana Sousa Pinto, da Escola Secundária de Lousada. Foram submetidos mais de 60 vídeos que respondiam ao mote: O que podemos fazer para combater a escassez da água? Este foi o mote para os alunos do ensino secundário, de 80 municípios da região Norte, darem asas à sua imaginação e criarem vídeos que permitissem sensibilizar para a importância da água nas nossas vidas. Um concurso em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Água Potável e Saneamento (ODS6) e Ação Climática (ODS13), e que deu a oportunidade a estudantes de escolas de 80 municípios das regiões Norte de participar.

O seminário “Arquimedes: Os Desafios da Água”, que se realizou a 20 de março, contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, que atua no interesse do Centro Regional do Porto; José Machado do Vale, presidente da empresa Águas do Norte, da Águas do Douro e Paiva e da SIMDOURO; Fernanda Abreu Lacerda, vice-presidente da empresa Águas do Norte; Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia; Célia Manaia, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia; entre estudantes de mestrado e de doutoramento.

Vídeos vencedores

1º Prémio Equipa
Título: Conta Gotas
Afonso Ferreira Queirós e João de Matos Miranda