Vânia Sousa Lima eleita presidente do Grupo Internacional de Investigação em Psicologia da Federação Internacional de Universidades Católicas

A docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), Vânia Sousa Lima, foi eleita presidente do Grupo Internacional de Investigação em Psicologia da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), e representante europeia no seu Comité Executivo, para o próximo biénio. O momento da eleição decorreu na Assembleia Geral, organizada no âmbito do 7º Congresso Internacional em Psicologia da FIUC: "Psychology in Dialogue: Three paths, one goal", que decorreu no campus da Católica no Porto..

Vânia Sousa Lima encara esta nomeação com “sentido de missão e de responsabilidade” e “com vontade de contribuir para os desafios do mundo através da importante dimensão da Psicologia”. Para a docente, “o Grupo Internacional de Investigação em Psicologia da Federação Internacional de Universidades Católicas tem um papel muito relevante, na medida em que promove a partilha e a convergência de conhecimento e de experiências, permitindo o desenvolvimento de um trabalho conjunto de valor”. Para Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, “é uma enorme honra ter um membro da nossa Faculdade na presidência de tão importante grupo internacional.”

Doutorada em Psicologia Clínica, Vânia Sousa Lima é professora Auxiliar da FEP, onde tem desenvolvido investigação sobre relações íntimas, avaliação psicológica e intervenção psicoterapêutica. É, também, terapeuta da Clínica Universitária de Psicologia (CUP), onde acompanha adultos, casais e famílias.

O 7º Congresso Internacional da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), subordinado ao tema “Psicologia em Diálogo: 3 caminhos, um objetivo” decorreu entre 6 e 9 de julho, tendo reunido, presencialmente e em modo remoto, docentes e investigadores de Universidades Católicas de todo o Mundo na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Como oradores principais convidados, o congresso contou com a participação de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), que apresentou uma conferência sobre “Universidades Católicas e o futuro do Ensino Superior”; Andrea Gaggioli (Università Cattolica del Sacro Cuore) que apresentou uma conferência intitulada “Experiência transformadora: Mente e Identidade na Era Phy-gital”; Jesús Labrador (Universidad Pontifícia de Comillas) que falou sobre “Uma breve viagem pelas vastas fronteiras da Psicologia” e Carles Perez (Universitat Ramón Llull – Blanquerna) que abordou a temática das “Redes inter-universidades: Uma experiência de investigação colaborativa.”

14-07-2022