Tuna da Universidade Católica no Porto vence Festival Ibérico de Tunas Académicas

A Tuna da Universidade Católica Portuguesa no Porto (TUCP) é a vencedora do XXXIV Festival FITA - Festival Ibérico de Tunas Académicas, “um dos maiores e mais energéticos festivais de tunas do país”.

“A vitória no FITA é uma conquista de grande importância para qualquer Tuna do Porto, visto que este reúne as melhores Tunas da Academia do Porto”, afirma a TUCP.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho árduo que tem vindo a ser realizado por todos os membros e é, simultaneamente, um incentivo para continuar a aperfeiçoar as nossas atuações e a desenvolver novas ideias e projetos que nos permitam continuar a evoluir”, acrescentam.

O festival FITA decorreu a 10 de maio, no Teatro Sá da Bandeira. Estiveram a concurso a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, Tuna Académica de Biomédicas, a Tuna Académica da Faculdade de Direito do Porto, a Tuna de Medicina do Porto, a Tuna do Orfeão do Porto e a Tuna feminina de Ciências do Porto.

“Promoção da Católica através das manifestações culturais portuguesas”

A TUCP afirma acreditar que a conquista do título de Melhor Tuna no FITA “tem um impacto positivo na reputação e visibilidade da própria instituição a que a TUCP pertence, a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto”, uma vez que a Tuna se rege pelo princípio de “promover a imagem da Universidade através das manifestações culturais portuguesas e as suas respetivas tradições estudantis”.

A TUCP explica, também, que “esta vitória é ainda mais relevante visto que a nossa Tuna estava, há algum tempo, afastada deste festival. Assim, ter a possibilidade de vencer o FITA no regresso é um marco significativo na nossa história e é algo que nos deixa extremamente orgulhosos”.
O Festival Ibérico de Tunas Académicas, que decorre, anualmente, durante a semana da Queima das Fitas do Porto, reúne as melhores tunas da Academia do Porto.

Descubra mais sobre a história da Tuna da Universidade Católica no Porto

17-05-2023