Tim Bernardes esgota Conferência-Performance na Escola das Artes

Mais de 250 pessoas de todo o país passaram pela Escola das Artes para assistir a uma conversa com o cantor brasileiro Tim Bernardes, no arranque do programa público da 5ª edição da Summer School on Art & Cinema 2023. A terminar a sua tourné pela Europa, com concertos em França, Inglaterra e Espanha, Tim Bernardes regressou ao Porto - depois de ter esgotado a Casa da Música em outubro de 2022 - para uma Conferência-Performance moderada por Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Em palco, com o intimismo que já nos habituou, Tim Bernardes conversou sobre música, poesia e sentimentos, explorando a ideia de como é que num mundo automatizado e “tecnologizado” se pode compor de modo artesanal, resistindo poeticamente aos automatismos e imediatismos da tecnologia contemporânea. Durante a conversa, houve ainda espaço para interpretar temas reconhecidos e celebrados pelos fãs, com recurso ao piano e à guitarra. A conversa terminou com duas canções escolhidas pelo público.

O momento foi tão especial que se assemelhou a uma conversa com um grupo de amigos, dada a grande proximidade entre artista e público. Tim Bernardes, atualmente um dos principais nomes da nova música brasileira, marcou presença na Escola das Artes no âmbito do programa público – oferecido à cidade do Porto pela Escola das Artes - que integra eventos noturnos gratuitos como performances, sessões de cinema e festas, a decorrer em diferentes espaços culturais da cidade.

05-07-2023