Internacionalização nas universidades em debate na Semana Internacional da Faculdade de Educação e Psicologia

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa no Porto, abriu as suas portas para a FEP-UCP Spring International Week 2023 (SIW23), evento que decorreu de 27 a 31 de março e que teve em vista promover e refletir a internacionalização no ensino superior, enquanto desafio essencial da agenda da Faculdade em integrar uma mentalidade internacional e intercultural que ultrapassa as fronteiras do campus da Universidade.

New Routes to Global Engagement – Part II” voltou a ser a temática central da semana internacional do segundo semestre da FEP, que incluiu 17 comunicações, 3 mesas redondas e 1 workshop com a participação de 10 países: Áustria, Brasil, Chipre, Espanha, EUA, Índia, Itália, Polónia, Roménia e Turquia.

Esta semana internacional contou no primeiro dia com mais de 90 participantes do Correctional Research Symposium, cujo pré-evento ocorreu no campus da Católica, sob a organização de Raquel Matos, diretora da faculdade.

A SIW23 ofereceu ainda um workshop dinamizado pela equipa do EAT-Erasmus Project - Enhancing Equity, Agency, and Transparency in Assessment Practices in Higher Education, na qual faz parte a investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Diana Mesquita.

Na FEP, continuamos a acreditar firmemente na relevância e até na urgência de um maior enfoque internacional dentro das instituições de ensino superior, de forma a estarmos bem preparados para o futuro”, sublinha Patrícia Oliveira-Silva, membro da direção da FEP, sobre a importância de organizar e participar em semanas internacionais.

Sobre o evento que reuniu vários docentes e investigadores internacionais, Adina-Elena Glava, da Universidade Babeș-Bolyai, na Roménia, realça “o apoio e a dedicação de todos, incluindo o empenho dos alunos de doutoramento.” Francisco Mendes-Palma, diretor do Global Engagement da Universidade Católica Portuguesa, refere que esta iniciativa “é o fio condutor que um Estudante Internacional (professor/investigador/colaborador) deve ter da aprendizagem e experiência social de ir estudar para o estrangeiro.

Em cada semestre, a FEP acolhe uma Semana Internacional, que permite criar uma comunidade global com uma vasta gama de eventos para os seus parceiros e outras universidades que celebram e reconhecem a importância da educação global e da mobilidade internacional no Ensino Superior.

12-04-2023