Semana Aberta na Escola Superior de Biotecnologia: experiências inovadoras e descobertas científicas

Durante três dias intensos, mais de 1000 estudantes do ensino secundário tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo da biotecnologia, participando em mais de 30 experiências promovidas por investigadores e estudantes da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

"Telhados verdes: Aproveitamento da água da chuva nas cidades", "Biomateriais no combate às feridas crónicas", "O segredo da frescura das pastilhas de mentol" e "Padaria tradicional: leveduras em ação" são apenas alguns exemplos das múltiplas experiências disponíveis, que aproximaram os alunos com a Ciência, através de uma abordagem prática e interativa.

"A Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia foi uma grande montra da Bioengenharia, Microbiologia e Nutrição, onde exploramos desenvolvimentos que vão desde a alimentação sustentável à economia circular, da microquímica à inteligência artificial e até à otimização personalizada da saúde. Através de jogos, quizzes e muita experimentação, conseguimos aguçar a curiosidade destes jovens e lembrar-lhes que são criativos. O entusiasmo, as questões colocadas e as palavras de apreço de todos os professores são o quanto basta para acharmos que a Semana Aberta foi um sucesso”, afirma Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia.

Uma experiência imersiva na ciência e na biotecnologia

A iniciativa, que decorreu entre os dias 10 e 12 de abril, proporcionou aos participantes uma imersão fascinante no mundo da biotecnologia, explorando temas como a segurança alimentar, o aproveitamento de resíduos, a análise bioeletrónica e muito mais.

"Acho importante que a Universidade promova este tipo de atividades para fazer um intercâmbio entre os alunos do ensino secundário e os alunos do ensino superior e, posteriormente, os alunos do secundário ficarem com uma perspetiva mais alargada acerca dos cursos e dinâmicas do ensino superior", afirma Magda Guimarães, professora de Física e Química, da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto.

Nádia Soares, aluna do 12º ano, da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, em São João da Madeira, foi uma das participantes da Semana Aberta: "São boas iniciativas e fazem bastante sentido, porque me permite, a mim que sou aluna do 12º ano, conhecer melhor o ambiente, as equipas e os laboratórios e todo o ambiente de trabalho."

Já Teresa Cardoso, professora de Biologia, da Escola Secundária Gaia Nascente, partilha que a Semana Aberta “é extremamente importante porque os alunos não fazem ideia das diferentes atividades que podem desenvolver nestas unidades do ensino superior, é uma mais valia para os alunos e, tal como no ano passado, os alunos conseguiram ficar com uma melhor perceção daquilo que queriam seguir na vida universitária.

É importante participarmos, porque posteriormente vamos ter de escolher um curso e assim ficamos a conhecer os cursos e as vertentes e, assim, podemos escolher melhor”, são as palavras de Camilo Batista, aluno do 11º ano, da Escola Secundária Alexandre Herculano.

A Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia foi, mais uma vez, um sucesso, proporcionando aos jovens estudantes uma experiência imersiva na ciência e na biotecnologia. Ao oferecer uma variedade de atividades práticas e interativas, o evento despertou o interesse dos participantes e contribuiu para cultivar futuros talentos nesta área.

18-04-2024