Qual o impacto do stress nos estudantes de Psicologia? FEP participa em estudo sobre o stress académico

O stress é uma parte inevitável da jornada académica de qualquer estudante e é, também, o tema de um estudo desenvolvido, em parceria com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia, pelo grupo de investigação Alto Rendimento e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho. Cerca de 55% dos estudantes inquiridos apresentam níveis altos de stress, sendo que as principais fontes são os resultados académicos e a sobrecarga de trabalho.

Intitulado “Adaptation to stress in psychology graduate students” e admitindo que o stress emerge quando os estudantes percecionam que os seus recursos são insuficientes para lidar de forma eficaz com os ambientes de exigência e responsabilidade, o estudo pretendeu compreender de que forma é que os estudantes de Psicologia se adaptam a estes desafios e gerem o stress em contexto académico.

Quais as principais fontes de stress para os estudantes de psicologia? Que aspetos são fundamentais na facilitação do processo de adaptação ao stress? Quais os efeitos do stress em contexto académico para os estudantes?: foram estas algumas das questões a que o estudo pretendeu dar resposta através de um inquérito promovido junto de 187 estudantes de Psicologia.

55% da amostra apresenta níveis elevados de stress

Mais de metade dos estudantes inquiridos apresentam níveis elevados de stress. O estudo permitiu, igualmente, concluir que a experiência de burnout em contexto académico é potencialmente melhor explicada se considerarmos a avaliação cognitiva dos stressores, isto é, mais do que a existência do stressor em si, importa perceber de que forma o estudante o interpreta. Quando visto como uma ameaça, retira a sensação de controlo e de capacidade de lidar com a situação, aumentando a experiência de burnout; mas se percebido como uma oportunidade, aumenta a perceção de controlo e coping e, com isso, diminui a experiência de burnout.

Catarina Morais, investigadora do CEDH, explica que este estudo surge da necessidade e da importância de se “dotar os estudantes de competências de vida”, como é exemplo a gestão de stress, “facilitando a transição para o ensino superior, capacitando-os de competências para lidarem melhor com as exigências do contexto académico e não só, transpondo essas competências para os restantes contextos”.

A FEP, enquanto parceira do projeto, auxilia na recolha de dados, na divulgação do estudo e, também, no estabelecimento de parcerias com outras entidades. O estudo continua a decorrer, na expectativa de se recolherem mais dados para melhor compreender os fenómenos e os impactos do stress.

17-10-2022