Produtos alimentares inovadores distinguidos com Prémios Comendador Arménio Miranda

Um biscoito salgado com chutney de tomate, uma bolacha feita à base de algas selvagens e um pão sem glúten feito à base de perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar foram os três produtos premiados este ano pelo concurso integrado no Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda. Houve também espaço para a atribuição do Prémio Inovação a uma equipa que desenvolveu talheres comestíveis 100% biodegradáveis Uma iniciativa que motiva e desafia os estudantes dos Mestrados e Pós-graduações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico.

O programa, que se destaca pelo acompanhamento que o Senhor Comendador Arménio Miranda poderá dar aos projetos, desafia ao desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável nas diferentes fases, desde o conceito, a formulação, o processo de fabrico, a embalagem até ao mercado e ao plano de negócios.

Biscoito salgado com chutney de tomate

O grupo, constituído por Ana Mota, Jazmin Osório, Liliana Ribeiro, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguido com o 1º lugar no Programa Comendador Arménio Miranda, recebendo um prémio monetário de 2000€. O grupo criou o produto Appetito, o qual consiste num biscoito salgado recheado com um chutney de tomate proporcionando uma experiência de sabores contrastantes.

Ingrediente principal: algas selvagens da costa portuguesa

O produto Algabite, uma bolacha feita à base de algas selvagens da costa portuguesa da espécie “Kombu Laminária” com chocolate e pedaços de amêndoa, criado pelo grupo constituído por Beatriz Ferreira, Duarte Araújo, Nádia Canavezes, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguido com o 2º lugar no Programa Comendador Arménio Miranda, recebendo um prémio monetário de 1500€.

Pão produzido com perdas da indústria alimentar

O grupo, constituído pelos estudantes Alex Andrade Lima e João Vasques de Almeida, também do Mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguido com o 3º Prémio no Programa Comendador Arménio Miranda, tendo recebido um prémio monetário de 1000€. O grupo criou o Mill, um pão sem glúten feito à base de perdas vegetais/hortícolas da indústria alimentar, incorporando o milho-painço.

Talheres comestíveis? É verdade!

O produto Eat With Me, criado por Catarina Lourenço e Francisco Carvalho, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, consiste em talheres comestíveis 100% biodegradáveis, uma solução facilmente substituível dos talheres de plástico e produzida utilizando menos energia do que os utensílios de plástico. Estes talheres são fabricados com ingredientes de origem vegetal: farinha de aveia, farinha de arroz e farinha de grão de bico. Ao produto Eat With Me foi atribuído o Prémio de Inovação.

O Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda tem como objetivo motivar e desafiar os estudantes dos Mestrados e Pós-graduações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico.

A sessão de apresentação decorreu a 28 de junho de 2023, na Escola Superior de Biotecnologia (ESB), com a presença de um júri especializado, do qual fez parte o Senhor Comendador Arménio Miranda, doutor honoris causa pela Escola Superior de Biotecnologia.

05-07-2023