Primeira quinta aquopónica na Europa: projeto pretende dar vida às águas residuais

Chama-se AWARE (Aquaponics from WAstewater REclamation) e é um projeto europeu de investigação que tem como objetivo construir a primeira quinta na Europa que utiliza águas residuais tratadas num sistema aquapónico para produção integrada de peixe e vegetais. Estão envolvidas mais de 20 parceiros de 8 países, o projeto é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa.

O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), da Universidade Católica no Porto, integra o consórcio do projeto, que arrancou em novembro de 2022 e que pretende implementar o conceito de economia circular, tendo a água como tema central.

Pretende-se aumentar a capacidade para, localmente os municípios poderem implementar sistemas de aquacultura de água doce, sem impacto nos habitats naturais, sem dependência da disponibilidade natural de água doce e com elevada resiliência às alterações climáticas.

Comemorado anualmente a 22 de março por iniciativa das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água promove a consciencialização sobre a relevância da água para a sobrevivência do planeta. O AWARE vem reforçar e contribuir para esta missão, participando na construção de uma gestão mais sustentável deste recurso.

“Parece que falamos de um filme de ficção, mas queremos que possa ser realidade!”

O AWARE abarca um esforço internacional e interdisciplinar, que combina engenharia, biotecnologia, segurança alimentar e avaliação nutricional e ciência do consumidor. Já existe um projeto piloto instalado na cidade Castellana Grotte, em Itália, e espera-se que os resultados sejam produzidos até 2026.

Célia Manaia, investigadora e responsável pela participação do CBQF no projeto, afirma que “o AWARE é um projeto visionário em que as estações de tratamento de águas residuais com processos de tratamento altamente sofisticados dão vida a peixe e vegetais para consumo humano. Parece que falamos de um filme de ficção, mas queremos que possa ser realidade!

O projeto representa uma oportunidade de acelerar uma mudança significativa e necessária de apoio à aquacultura europeia.

22-03-2023