Novo projeto propõe abordagem inovadora para a saúde intestinal com tecnologia micro-robótica

gBiot é o nome do novo projeto de investigação que pretende desenvolver um protótipo micro-robótico, também chamado de microbot, para nutracêuticos e alimentos terapêuticos executando funções inteligentes para tratar distúrbios gastrointestinais. Um projeto desenvolvido por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/Universidade Católica Portuguesa) e do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que teve início em março de 2023.

Indo ao encontro de necessidades ainda não atendidas na área dos distúrbios gastrointestinais, o gBiOT pretende criar micro-robôs biocompatíveis capazes de identificar ativamente áreas inflamadas e fornecer tratamentos medicamentosos direcionados. Este projeto marca um passo em frente na procura de metodologias sustentáveis ​​e na melhoria da qualidade de vida do paciente.

"Os atuais sistemas de administração de medicamentos para a saúde intestinal são limitados na sua eficácia e muitas vezes enfrentam desafios significativos para atingir as áreas-alvo do trato gastrointestinal", enfatiza Ezequiel Coscueta, jovem investigador do CBQF e líder do projeto. “Com o gBiOT, estamos a criar micro-robôs biocompatíveis que podem identificar ativamente áreas inflamadas e libertar compostos bioativos naturais, fornecendo uma abordagem mais proativa e eficiente para o tratamento de distúrbios gastrointestinais”.

Os objetivos do projeto englobam o desenvolvimento de micro-robôs funcionalizados capazes de avaliar as interações da microbiota e realizar testes pré-clínicos. Ao combinar tecnologia avançada e compreender os distúrbios gastrointestinais, o gBiOT visa desenvolver soluções práticas que irão gerir e controlar profilaticamente as doenças gastrointestinais, minimizando o impacto na qualidade de vida do paciente.

Os distúrbios gastrointestinais são prevalentes e têm consequências de longo alcance, incluindo neoplasia e cancro. Reconhecendo a necessidade urgente de avanços neste campo, o gBiOT aproveita os recentes avanços da nanotecnologia para aprimorar o desenvolvimento de produtos alimentícios saudáveis ​​com ingredientes de micro-dimensão.

Reconhecendo o impacto potencial e a abordagem do projeto, o gBiOT foi selecionado para estar presente no XXIX Porto Cancer Meeting que decorreu de 11 a 12 de maio de 2023. Este encontro internacional, organizado pelo Ipatimup e ancorado no i3S, teve como tema a glicosilação em biologia do tumor e as suas implicações clínicas e explorou o papel fundamental que os carboidratos complexos, conhecidos como glicanos, desempenham na biologia do cancro e a sua importância no diagnóstico, progressão do cancro e tratamento.

Ana Sofia Sousa, investigadora representante do gBiOT (à esquerda),
e Gabriel Rabinovich, Diretor do Laboratório de Glicomedicina
no Instituto de Biologia e Medicina Experimental (Argentina)
e orador no XXIX Porto Cancer Meeting (à direita)

“O projeto gBiOT representa um passo positivo na melhoria de nutracêuticos e alimentos terapêuticos para os distúrbios do trato gastrointestinal,” refere. Ao aproveitar a tecnologia micro-robótica, o gBiOT pretende fornecer opções de tratamento proativas e direcionadas que podem aliviar anormalidades no trato gastrointestinal.

Poderá acompanhar as últimas atualizações e os desenvolvimentos do projeto gBiOT no Twitter e também no LinkedIn.

05-06-2023