Nova pós-graduação em Inovação Alimentar e Recursos Marinhos na Católica no Porto oferece 10 Bolsas de Estudo

Inovação alimentar, sustentabilidade, economia azul e valorização de recursos: são estes alguns dos temas centrais da Pós-Graduação em Design Circular e Sustentável da Água – Ramo Inovação Alimentar que foi desenvolvida pela Blue Design Alliance (BDA) e que é da responsabilidade da Escola Superior de Biotecnologia (ESB).

Financiada pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, a formação está com candidaturas abertas e tem 10 bolsas de estudo para atribuir no valor de 2966 euro/cada. Ana Maria Gomes, coordenadora científica da pós-graduação no ramo alimentar, afirma que “se pretende que os estudantes desenvolvam diferentes competências que lhes garantam um conhecimento científico e tecnológico cada vez mais qualificado e fundamentado”.

O programa visa atuar como suporte à especialização dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na Inovação Alimentar incluindo o desenvolvimento de Novos Produtos e Processos e a Distribuição e a Gestão. Pretende-se contribuir para a consolidação e melhoria de exercício das empresas da cadeia de valor do sector alimentar, associado à exploração dos recursos marinhos e fluviais.

Ana Maria Gomes explica, também, que se pretende “proporcionar uma formação sólida, integrada e atualizada em diferentes áreas estratégicas como o marketing, gestão de inovação, ingredientes emergentes, logística da cadeia alimentar e sustentabilidade.”

A ESB é parceira fundadora da Blue Design Alliance, que desenvolveu esta pós-graduação com 45 ECTS e que está estruturada em torno de 4 macro áreas: Design, Marketing & Gestão de Recursos Hídricos; Cultura e Literacia da Água; Logística, Transporte Marítimo & Construção Naval e Saúde & Bem-estar: Turismo, Desporto & Biotecnologia. Respetivamente cada área é da da responsabilidade de instituições de ensino superior parceiras da BDA: Escola Superior de Artes e Design, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança e Escola Superior de Biotecnologia, e abrangendo sub-áreas de formação específicas.

O plano de estudos distribui‐se por 12 unidades curriculares e um projeto final. Cada unidade curricular poderá incluir uma componente teórica, teórico-prática, visitas, seminários ou estudos de caso. O projeto final contribui para a consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, enquanto proporciona aos participantes a oportunidade de integrar os diversos conceitos e de os transferir para uma situação real. O diploma da pós-graduação é atribuído em conjunto pelas quatro instituições que integram a BDA.

20-09-2022