Mestrado Europeu junta alunos de 23 nacionalidades na Escola Superior de Biotecnologia

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa recebeu estudantes de diferentes partes do globo para mais uma edição do European Master of Science in Sustainable Food Systems Engineering, Technology and Business (BiFTec-FOOD4S). No presente semestre são 48 os alunos que frequentam este mestrado europeu, oriundos de 23 países.

O BiFTec-FOOD4S decorre no âmbito de um Mestrado Conjunto Erasmus Mundus (EMJMD), sendo organizado por quatro instituições parceiras europeias: Universidade Católica Portuguesa (UCP), KU Leuven (Bélgica), Universidade de Ciências Aplicadas de Anhalt (Alemanha) (HSA) e University College Dublin (UCD) (Irlanda). O mestrado tem como objetivo promover a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade na área alimentar.

Rui Morais, coordenador do BiFTec-FOOD4S na ESB, sublinha a importância do mestrado resultante desta parceria, “num sector da maior importância na economia portuguesa e mundial”, com “elevada ligação ao ecossistema empresarial industrial”, aproveitando as “unidades de investigação de elevada competência científica e com atividade relevante no setor”.

Nicolle Sibrián (Guatemala), Paula Daguer, Beatriz Araújo (Brasil), Xiao ou Fu (China), Anissa Catalina Davel (África do Sul), Laura Ratner (Argentina) and Monika Pradhan (Butão) - (esquerda para a direita)

Beatriz Araújo, aluna do mestrado, é natural d Brasil e é licenciada em Engenharia Química. Escolheu o BiFTec-FOOD4S porque “queria especializar-me em Alimentação dado que que trabalho nessa área. Esta é uma oportunidade para sair da minha zona de conforto, desafiar-me e conhecer diferentes culturas. O Porto é uma cidade incrível!

Já Monika Pradhan, que é do Butão e que estudou anteriormente Biotecnologia, afirma que “a experiência até agora tem sido incrível e muito diferente do Butão. Eu pretendia experimentar o sistema de ensino e obter experiência prática com a tecnologia utilizada nesta área.”

Lioni Carol Singarimbun (Indonesia), Shreya Hore e Geethika Menon (India) - (esquerda para a direita)Iris Joy Abrigo, Isabela Daras e Tristan Zamora – students from the Philippines (esquerda para a direita)

África do Sul, Albânia, Argentina. Bangladesh, Butão, Brasil, China, Colômbia, Egito, Filipinas, Guatemala, Grécia, India, Indonésia, Itália, Líbano, Malásia, México, Nigéria, Portugal, Quénia, Singapura e Turquia são os países de origem dos estudantes que frequentam o BiFTec-FOOD4S.

Alguns dos estudantes tiveram, já no presente semestre, a oportunidade de realizar uma visita de estudo à empresa 100Mistérios, no âmbito do módulo de Óleos e Gorduras do mestrado, tendo sido acompanhados pelos professores Ana Gomes e Rui Morais. Os alunos do BiFTec-FOOD4S têm, ainda, a possibilidade de realizar o estágio e a dissertação em ambiente empresarial, facilitando a integração no mercado de trabalho, amplificado pela rede de contactos profissionais estabelecidos em diferentes países.

11-04-2023