Mensagem de Páscoa da Reitora | 2023

A Páscoa constitui um tempo de transformação e a reafirmação do tempo novo que a mensagem de Cristo nos traz a todos, crentes e não crentes. Um tempo novo que se manifesta nos valores basilares das nossas sociedades e bem assim da nossa universidade: a busca da verdade, do bem, da justiça, da beleza e da dignidade.

Deste modo, a missão da universidade decorre do testemunho deste tempo novo e manifesta-se na curiosidade da investigação, no prazer da partilha e da colaboração que se realiza em cada aula e seminário, nos laboratórios e nas bibliotecas. O tempo novo que vivemos realiza-se ainda na disponibilidade para construir uma universidade em saída, que age fora dos seus campi em todas geografias, locais e situações em que pode contribuir para o bem comum.

Este caminho exige também disponibilidade para abraçar a mudança e a transformação, afinal intrínsecas à natureza de uma universidade, que se deve constantemente desafiar a fazer melhor, a ir mais longe, tanto no conhecimento, como também nos públicos e nas comunidades que toca e recebe.

Vivemos também um momento crítico, de tensão, conflito social e de guerra, e nesta altura é importante recordar que a universidade se entende como agente da mudança para uma sociedade melhor. Que a sua proposta de valor se distingue por uma abordagem da realidade social, científica e cultural ancorada nos valores herdados da tradição intelectual do humanismo cristão. E que justamente por isso, a sua ação é orientada pelo propósito ético de ‘partir e fazer o bem’, reconhecendo a sua responsabilidade em contribuir para resolver os grandes problemas societais de uma humanidade confrontada com a fome, a exclusão, a guerra e de sensibilizar a sua comunidade de estudantes para este propósito, tal como acontece com as cadeiras ODS, disponibilizadas para todos os cursos de 1º ciclo.

Que esta Páscoa, reafirme a novidade permanente da mensagem cristã e ajude toda a comunidade da UCP num caminho de renovação pessoal e também institucional.

A todos e às vossas famílias, que tenham uma Santa Páscoa.

Isabel Capeloa Gil

Reitora