Jill Biden na Universidade Católica: "A arte é sobre ligação, é a prova e a expressão da nossa humanidade"

Arte e Diplomacia. Foram estas as palavras centrais do discurso de Jill Biden na Universidade Católica Portuguesa, sublinhando a primeira-dama dos Estados Unidos que “a arte é sobre ligação” e que “num mundo em que corremos de um lado para o outro, a arte faz-nos parar. Alimenta o nosso espírito quando ansiamos por algo mais. E mesmo quando é fácil ficarmos presos nas nossas diferenças, a arte pode unir-nos."

Em Portugal, para participar no programa do 60.º aniversário do “Art In Embassies” promovido pela embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Lisboa, a primeira-dama lembrou que “a arte é a evidência da Humanidade, mesmo quando é fácil ficar perdido nas diferenças. A arte ajuda-nos.”

Perante um auditório repleto de artistas, curadores, professores, alunos, diplomatas, e muitos outros convidados, a Reitora da UCP e anfitriã da visita de Jill Biden, Isabel Capeloa Gil, qualificou a presença da primeira-dama na Universidade Católica, como “sintomática, pois engloba todo um programa que fala, em primeiro lugar, do papel das universidades como transmissoras de valores democráticos e do papel da educação como caminho para um futuro melhor e inclusivo; em segundo lugar, do papel da arte na promoção do diálogo global e da importância da diplomacia cultural e, em terceiro lugar, do valor do diálogo transatlântico entre os EUA e Portugal para promover a democracia, a dignidade e a inclusão.”

Destacando que a “arte está no centro da missão da universidade de trazer sabedoria ao mundo”, a Reitora lembrou que essa missão é materializada “não só através da formação de artistas, curadores, críticos e historiadores, mas também através da promoção de uma compreensão das linguagens artísticas em todos os programas, desde as ciências aos negócios, das humanidades à biotecnologia e à medicina.”

Para Isabel Capeloa Gil, “a linguagem da arte preenche as lacunas de significação do discurso corrente. Torna visível o que os debates tradicionais obscurecem, reprimem ou condenam. Abre um espaço de diálogo onde este parece ter-se tornado impossível”.

Por sua vez, a embaixadora dos Estados Unidos da América em Portugal, Randi Levine, agradeceu à Reitora da UCP, “a graciosa hospitalidade”, enaltecendo “a sua liderança e o trabalho da Universidade que estabelecem o padrão de ouro aqui em Portugal”. Razão pela qual, acrescentou: “não poderia pensar num lugar melhor do que a Católica”, para este evento.

Aos discursos, seguiu-se uma mesa-redonda moderada por Ellen Susman, com a participação de Mónica Dias, Vice-Diretora do Instituto de Estudos Políticos, e artistas autores das obras da exposição “Democracy Collection: Advocacy Through Art", patente na Galeria Fundação Amélia de Mello, da UCP de 6 a 11 de julho.

Os participantes refletiram sobre o impacto que o seu trabalho tem tido na promoção do diálogo e na abordagem de questões sociais, reconhecendo o poder da arte para moldar narrativas e desencadear a mudança.

07-06-2023