INSURE.hub: Um Ecossistema Único de Inovação em Sustentabilidade e Regeneração

O INSURE – Innovation in Sustainability and Regeneration Hub faz um ano! Uma iniciativa conjunta da Universidade Católica Portuguesa no Porto – através da Escola Superior de Biotecnologia e da Católica Porto Business School -, com a Planetiers New Generation, à qual já se associaram mais de 40 entidades nacionais e internacionais, dos mais diversos setores. As organizações mais recentes a integrar este leque são a ANJE – Associação de Jovens Empresários e a Fundación Ashoka Emprendedores Sociales.

João Pinto, vice-presidente da Universidade Católica no Porto e docente da Católica Porto Business School, faz um balanço muito positivo: “foi um ano desafiante que nos fez ficar cada vez mais certos de que estamos a trilhar um caminho exigente, mas com muito sentido. Percebemos isso no contacto com os nossos parceiros nacionais e internacionais e na fortificação da parceria que temos entre a Católica e a Planetiers.” João Pinto refere também “completamo-nos e percebemos que temos um papel relevante a desempenhar para levar Portugal para a linha da frente das transformações ambicionadas no plano europeu.

Conversamos com João Pinto, Manuela Pintado (diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia) e António Vasconcelos (co-líder da Planetiers New Generation) sobre os principais marcos e desafios que se avizinham quando se lidera uma iniciativa como o INSURE.hub, que está a desenvolver um conjunto de atividades que ambicionam a persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, da Estratégia do Pacto Ecológico Europeu e das metas definidas para a Europa 2030, contribuindo para trazer Portugal para a linha da frente de países progressivos no seio da EU.

A 17 de novembro realiza-se a 2ª Conferência do INSURE.hub na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

 

Quais os principais desafios que encontraram neste primeiro ano?

Neste primeiro ano de atividade, um dos principais desafios residiu em encontrar uma zona de convergência entre as necessidades sentidas pelas empresas em Sustentabilidade e Inovação vs. abordagens fundadas em pensamento holístico que resultam do trabalho que temos vindo a desenvolver com líderes de pensamento internacionais. Tivemos um diálogo ativo e muito rico com os líderes das empresas, o qual reforçou a necessidade de disporem de estratégias empresarias em que o negócio opera dentro de limites sociais e ambientais; e a importância de haver formação para os quadros das empresas com a perspetiva sistémica e multidisciplinar, algo que consideramos essencial. Em resultado, desenhámos uma Pós-Graduação em Innovation for Sustainable & Regenerative Business, prevista para fevereiro de 2023. Outro desafio prende-se com as dificuldades de financiamento do empreendedorismo sustentável e regenerativo. O sistema financeiro ainda vê com alguma reserva o conhecimento científico de ponta, o qual perspetiva como “fechado” nos laboratórios das universidades e em centros de investigação e tecnológicos. Investidores com caraterísticas mais adequadas a ‘ventures’ ainda escasseiam em Portugal, apesar de toda a evolução do empreendedorismo nos últimos anos e o acesso crescente a investidores em mercados internacionais.

 

Quais as grandes conquistas?

Sentimos, em primeiro lugar, um importante acolhimento para uma dinâmica de reforçar a aproximação do setor empresarial e associativo à academia, tendo como pano de fundo a cooperação e a criação de redes de aprendizagem mútua. São mais de 40 as entidades que ao longo do ano foram aderindo ao INSURE Hub, tendo sentido a importância de ir para além do assinar de um acordo, e aproveitar o que a Universidade Católica (através da Católica Porto Business School e da Escola Superior de Biotecnologia) e a Planetiers New Generation, têm para dar - não só do ponto de vista de competências e abordagens técnicas, como no apoio ao estabelecimento de uma visão integrada do negócio.  Adicionalmente, percebemos que os nossos parceiros estão totalmente alinhados com a necessidade de novas abordagens que os ajudem a navegar através de uma enorme incerteza e complexidade, e dentro das restrições ambientais, passando da filosofia do take-make-waste para novos paradigmas ambientais, sociais e económicos.

 

O lançamento de um novo curso executivo na área da Sustentabilidade e Regeneração pretende responder a uma necessidade do mercado? Quais os grandes fatores diferenciadores?

O novo curso executivo pretende preparar profissionais com o conhecimento e competências necessárias para transformar os modelos de gestão atuais e evoluir para uma economia limpa e circular, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Importa que tal conhecimento seja transdisciplinar e holístico, compreendendo o sistema em que cada negócio opera e incluindo toda a sua cadeia de valor. Este é desde logo um grande fator diferenciador face a outro tipo de ofertas, o qual é possível pela mobilização de relevantes parceiros nacionais e internacionais, os quais têm vindo a desenvolver trabalho de grande impacto nas suas áreas. Mais do que um curso tradicional de gestão, integramos assim, de forma coerente e sinérgica, o conhecimento de Faculdades da Universidade Católica Portuguesa com a vasta experiência de parceiros internacionais nas áreas da inovação e sustentabilidade, cruzando ciências e gestão.

 

Quais são as grandes prioridades a curto e médio prazo para o INSURE.hub?

No próximo ano queremos incrementar a relação com os parceiros já existentes, alargar substancialmente a rede de parceiros (ao fazê-lo, vamos alargar a aprendizagem de novos desafios a enfrentar), e queremos trabalhar com maior afinco a temática da literacia e da articulação entre o setor empresarial e as novas gerações. Sabemos que a Católica tem uma grande flexibilidade e multidisciplinariedade, a qual queremos pôr de forma plena ao serviço do INSURE.Hub. Estamos, de facto, numa nova era da economia das sociedades, que integram o desenvolvimento económico e empresarial com o desenvolvimento das pessoas e a educação das novas gerações. E esse é o caminho que o INSURE Hub cada vez mais desenvolverá.

pt
13-10-2022