GPS: Psicologia em Movimento inspira estudantes do secundário na Católica Porto Teen Academy

Para que serve a Psicologia? Qual o papel do psicólogo? E quais são as suas áreas de intervenção? De malas feitas, dezenas de estudantes do ensino secundário rumaram até à Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) para participar no programa “GPS: Psicologia em Movimento” da Católica Porto Teen Academy. De 4 a 7 de julho, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir a importância da Psicologia, bem como o papel desempenhado pelos psicólogos na atualidade e em diferentes contextos de atuação. Os estudantes do 10º ao 12º ano mergulharam em temas como a gestão da ansiedade em contexto desportivo, a importância do bem-estar psicológico em contexto de trabalho ou o contributo do psicólogo em contexto forense. Entre outras atividades, participaram num desafiante Geocaching pelo campus da Católica no Porto, um Escape Room e a possibilidade de simular uma consulta psicológica.

Curiosidade do primeiro ao último dia

Ao longo do curso de verão, os estudantes do secundário embarcaram numa viagem repleta de expetativa e ambição. Com o objetivo de explorar as diversas áreas de intervenção dos profissionais de Psicologia, os jovens foram acompanhados pelos docentes e monitores enquanto percorriam os laboratórios, as salas de aula e a Clínica Universitária de Psicologia.

Um estudante do 11º confessou que estas atividades foram importantes para encontrar a sua vocação: “Enquanto futura estudante universitária, a Católica Porto Teen Academy permitiu-me descobrir melhor a profissão que ambiciono exercer no futuro.”

No mesmo grupo encontramos um estudante do 12º que referiu que a sua participação neste curso de verão teve um papel preponderante na escolha de um curso superior: “A Católica Porto Teen Academy abriu-me portas para que possa escolher esta profissão com mais clareza. Sem dúvida que esta é a área que pretendo seguir.” Satisfeito quanto à realização deste curso, o estudante acrescentou que “esta academia de verão é uma oportunidade para que todos os estudantes do ensino secundário possam descobrir coisas novas e encontrarem o seu potencial”.

Alexandra Carneiro, docente e coordenadora deste projeto na FEP, afirma que “é um prazer recebermos os alunos do ensino secundário e sentir que contribuímos para que conheçam melhor o trabalho dos psicólogos”. A docente confessa ainda que “é com entusiasmo que pensamos estas atividades, não só para que possam disfrutar do tempo que passam connosco, mas, sobretudo, para que se possam focar no mais importante, as suas escolhas e futuro profissional.”

A Católica Porto Teen Academy é uma iniciativa de iniciação ao ensino superior e pretende dar aos jovens a oportunidade de conhecer de perto o ambiente académico e o mundo das profissões, contribuindo com conhecimento e informação para uma decisão tão importante como é a escolha do curso superior, da faculdade e da universidade.

10-07-2023