Finalistas de Enfermagem terminam licenciatura em cerimónia de compromisso na Sé Catedral

Os novos diplomados em Enfermagem pela Universidade Católica no Porto fizeram o tradicional compromisso profissional na Sé Catedral, após uma Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Linda. A cerimónia decorreu a 2 de julho e contou com a presença de 28 finalistas e respetivas famílias, de docentes, de representantes das instituições parceiras e da Ordem dos Enfermeiros e, também, com a presença de Isabel Vasconcelos, vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto.

O compromisso profissional, comummente reconhecido como “Juramento Nightingale” desde o fim do século XIX, é habitualmente pronunciado à entrada na profissão. O texto atualmente utilizado, com pequenas adaptações, é o proposto pela Ordem dos Enfermeiros e resume os deveres ínsitos no Código Deontológico em vigor. Como sinal de envio o bispo da Diocese do Porto benzeu as mãos dos finalistas que, após receberem a lamparina acesa, proferiram a uma só voz o compromisso profissional perante todos os presentes.

Ao longo da cerimónia foi várias vezes salientada a necessidade dos enfermeiros promoverem sempre um cuidado competente assente no conhecimento e com foco na atenção e dignidade do próximo. O Doutor Paulo Alves, Diretor da Escola de Enfermagem – Porto da UCP, após a introdução do rito do compromisso, reforçou ainda a necessidade de cada um dos novos enfermeiros, à luz das palavras do Papa Francisco, ser um perito em Humanidade. É alicerçada nestes valores que a Escola de Enfermagem, do Instituto de Ciências das Saúde da Universidade Católica no Porto, assume a missão de promover um ensino e investigação de excelência que contribua para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes em todo o seu potencial pessoal e profissional.

Parabéns a todos os diplomados!

12-07-2022