Finalistas de Enfermagem firmam Compromisso Profissional em celebração na Sé Catedral do Porto

Os recém-licenciados fizeram o seu compromisso profissional na Sé Catedral, numa Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Capelão da Universidade Católica no Porto, Pe. José Pedro Azevedo.

Neste ato solene, com profundo significado na tradição da Escola, os futuros enfermeiros afirmaram o seu juramento, comprometendo-se perante a sociedade e os seus pares, a pautar a prática profissional com competência e responsabilidade, cumprindo os valores humanistas e científicos recebidos ao longo da sua formação e a respeitar continuamente os princípios que orientam o exercício profissional do enfermeiro. No decorrer deste ato público foram ainda benzidas as mãos dos futuros enfermeiros, apelando a que sejam instrumento de cura, de apoio e consolo a todos aqueles que se cruzem nos seus caminhos.

Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, afirmou que a cerimónia de compromisso é “um momento importante, no qual culminam os 4 anos de trabalho, missão e dedicação dos estudantes” e o orgulho dos docentes em o testemunharem. Salientou ainda o significado que representa o culminar desta etapa na missão do Instituto de Ciências da Saúde - Porto em promover um ensino e investigação de excelência que contribua para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

A cerimónia decorreu a 30 de junho e contou com a presença dos finalistas e respetivas famílias, da direção da Escola de Enfermagem (Porto) e do Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, de docentes, de representantes das instituições parceiras e da Ordem dos Enfermeiros.

10-07-2023