Estudantes do secundário partem à descoberta das profissões na Católica no Porto

“Uma experiência inesquecível, divertida e motivadora!” É assim que a Católica Porto Teen Academy é descrita ao longo das várias edições e este ano não será exceção. Pelo campus da Universidade Católica no Porto já circulam jovens do ensino secundário oriundos de norte a sul do país. Já se sente a alegria e o entusiasmo de quem quer explorar o mundo das profissões.

Cerca de 300 jovens participam nos oito cursos da Teen Academy durante as duas primeiras semanas de julho. O sucesso de mais uma edição da academia de verão da Católica no Porto está no compromisso que a Universidade assume em proporcionar uma experiência imersiva, única e completa em ambiente universitário.

“Atelier de Som e Imagem”, “Oficina de Conservação e Restauro” e “Short Film Project”, da Escola das Artes, “À Descoberta do Direito”, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, e “GPS: Psicologia em Movimento”, da Faculdade de Educação e Psicologia, são os programas que arrancaram na primeira semana do mês e que já colecionam momentos memoráveis. A viagem pela Teen Academy continua na segunda semana de julho com os cursos “Young Enterprise”, da Católica Porto Business School, “Experimenta com Ciência”, da Escola Superior de Biotecnologia”, e “Nursing Academy: best way to choose a future”, do Instituto de Ciências da Saúde no Porto.

De portas abertas para os receber!

Podemos encontrá-los nas salas, nos laboratórios, nas oficinas de conservação e restauro, nos estúdios de gravação, nos jardins e até em visitas ao exterior. É num ambiente verdadeiramente multidisciplinar que os estudantes do secundário participam em atividades, tais como a criação de um negócio, a produção de um filme, a aventura de um geocaching, a realização de experiências científicas em laboratório, a visita a um estabelecimento prisional e a uma instituição hospitalar.

Promovidos pelas seis faculdades da Universidade Católica no Porto –  Escola das Artes, Escola Superior de Biotecnologia, Católica Porto Business School, Instituto de Ciências da Saúde, Escola do Porto da Faculdade de Direito e Faculdade de Educação e Psicologia -, os cursos apresentam propostas de atividades que permitem a oportunidade de experimentar a realidade de diferentes profissões, de contactar com o mundo universitário e de conhecer melhor a Universidade Católica.

São semanas repletas de partilhas, novas amizades, projetos desafiantes e experiências que ficam para a vida e que ajudarão na decisão de que curso ou profissão abraçar num futuro próximo. Com a Teen Academy, a academia de verão para alunos do ensino secundário, a Católica no Porto pretende contribuir com conhecimento e informação para uma decisão tão importante como é a escolha do curso superior ou da universidade, dando a conhecer o mundo das profissões e os seus desafios.

04-07-2023