Escola do Porto da Faculdade de Direito e Instituto Universitário Militar juntos no Projeto “O tempo da guerra e o tempo na guerra”

A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica e o Instituto Universitário Militar assinaram, na passada semana, uma Carta de Acordo para o desenvolvimento do Projeto “O tempo da guerra e o tempo na guerra”.

Numa cerimónia presidida pela Presidente do Centro Regional do Porto da UCP - Isabel Braga da Cruz, marcou-se o início de uma colaboração estratégica entre ambas as entidades.  

O evento contou com a presença de Manuel Fontaine - diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP que, na sua intervenção, destacou a importância deste projeto de investigação que reúne as capacidades de ambas as instituições. 

António Martins Pereira, Tenente-general e Comandante do Instituto Universitário Militar (IUM), destacou esta nova colaboração mútua: “Entendemos que a excelência mora na Escola do Porto da Faculdade de Direito”. Expressou ainda a necessidade de investigar e produzir conhecimento num contexto em que as certezas sobre a guerra e a sua evolução estão em constante mudança e insistiu na pertinência de uma reflexão comum entre, nomeadamente, direito internacional e estratégia militar. 

O projeto de investigação "O tempo da guerra e o tempo na guerra” tem um caráter interdisciplinar. Um dos seus objetivos mais inovadores é a elaboração de um Manual de Direito das Operações Militares. Está ainda prevista a realização de uma conferência internacional no último trimestre deste ano. Azeredo Lopes, Professor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP, é o investigador principal do projeto, que irá envolver especialistas das duas instituições (IUM e UCP) assim como de outras, nacionais e estrangeiras.

A sessão marca, por isso, o início de uma colaboração promissora entre a Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP e o Instituto Universitário Militar.

 

pt
22-06-2023