Escola das Artes recebe alunos do secundário para cursos de verão da Católica no Porto

Ao longo da última semana, de 3 a 7 de julho, a Escola das Artes recebeu 48 alunos do ensino secundário para uma viagem à descoberta das profissões, que envolveu explorarem as diferentes licenciaturas e áreas do saber com atividades e experiências práticas.

Pensado para cada uma das áreas de ensino artístico da Escola das Artes, o programa propôs, através de atividades orientadas por professores e monitores, o contacto e alargamento do conhecimento em Som e Imagem, Cinema e Conservação e Restauro.

Cada curso apresentou propostas para ensinar, esclarecer e divertir os participantes em ambiente académico.

Atelier de Som e Imagem

As atividades de Som e Imagem abordaram três áreas de estudo - animação, fotografia e som – que foram divididas pelos diferentes dias. Em animação, os alunos trabalharam em stop-motion com recurso a uma app no telemóvel, através da qual criaram um flipbook a partir de fotografias que captaram os movimentos de pessoas ou objetos. Tiveram também a oportunidade de fazer uma sessão na área de ChromaKeying, onde aprenderam técnicas de greenscreen profissional aplicadas em efeitos visuais que consistem em extrair os atores ou personagens das filmagens e colocar um fundo diferente.

Na área da fotografia, os participantes fizeram um workshop de impressão da luz em materiais fotossensíveis.

Por fim, a atividade de som desdobrou-se em dois momentos distintos: a criação de um podcast sobre a experiência na Teen Academy de 2023 e um exercício de dobragem de voz para animação, onde os alunos experimentaram dar voz a personagens animados, seguindo um guião pré-estabelecido.

Oficina de Conservação e Restauro

A semana iniciou com uma visita aos laboratórios e oficinas do Edifício de Restauro da Escola das Artes que, para muitos, foi o primeiro contacto com a área. Depois de uma explicação e do esclarecimento de questões e processos de conservação e restauro, os alunos iniciaram uma experiência de intervenção de conservação e restauro de materiais inorgânicos, no caso, realizaram a limpeza, fixação e preenchimento de uma peça de cerâmica.

Após a intervenção, tiveram a oportunidade de realizar uma experiência de produção artística através de exercícios com técnicas tradicionais. A técnica abordada foi a de desenho "Aux trois crayons" - amplamente desenvolvida no início do séc. XVIII nas academias francesas - a combinação da sanguínea, pedra negra e giz branco e sua interação com papéis coloridos permite o aparecimento de novas cores e valores tonais, criando efeitos de volume, extremamente sedutores, sobretudo ao nível das carnações.

Short Film Project

Os alunos começaram por conhecer os estúdios e os equipamentos da Escola das Artes disponíveis para desenvolverem os seus projetos artísticos e, em grupos, foram desafiados a realizar um pequeno documentário.

O primeiro dia foi dedicado à escrita de argumento e pré-produção. Assistidos pelos monitores, alunos de cinema da Escola das Artes, os participantes começaram por trocar ideias sobre as temáticas dos projetos, escreveram o guião e escolheram o elenco e os cenários.  No dia seguinte, o foco recaiu sob o fecho da pré-produção e a rodagem. Com material de captação de vídeo, fornecido pela Escola das Artes, os grupos iniciaram as filmagens do documentário, nos diferentes espaços do Campus da Universidade Católica Portuguesa. Após o fecho da rodagem, iniciou-se a montagem dos projetos com recurso a softwares de edição. As atividades culminaram na apresentação dos projetos dos alunos aos professores e colegas.

O balanço das atividades não podia ser melhor. A semana trouxe a cada participante a oportunidade de viver uma experiência única, em ambiente universitário, que permitiu conhecer novas pessoas, envolverem-se em projetos artísticos e adquirir conhecimentos nas áreas para as quais cada aluno se sentia mais vocacionado. Para muitos, foi o primeiro passo na direção do futuro académico e o começo de uma nova aventura na Escola das Artes.

10-07-2023