Equipa do CLIL identifica boas práticas pedagógicas em Universidades internacionais de excelência

A equipa do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) - o Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - visitou recentemente três contextos internacionais de excelência em termos de inovação pedagógica no ensino superior: a Universidade de Stanford (Estados Unidos), a University College London e a University of Kent (Reino Unido).  

O objetivo? Criar parcerias com especialistas internacionais na área da inovação pedagógica no ensino superior e identificar estratégias educativas transformadoras já experimentadas nestes contextos, que possam vir a ser aplicadas na Universidade Católica Portuguesa.

Na Universidade de Stanford as docentes da Universidade Católica Ângela Azevedo, Armanda Gonçalves e Eva Dias de Oliveira tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de funcionamento do Center for Teaching and Learning da Universidade de Stanforde do centro congénere da Stanford Business School

 

Foto: As docentes da UCP Ângela Azevedo, Armanda Gonçalves e Eva Dias de Oliveira, com Gloriana Trujillo e Cassandra Volpe Horii, na Universidade de Stanford

 

Os encontros caracterizaram-se por um clima de partilha e de abertura, tendo sido possível recolher “informações, in loco, sobre as políticas e modelos de formação dos professores e modelos de ensino-aprendizagem bem-sucedidos. Estas aprendizagens enriquecedoras poderão vir a ser implementadas na UCP”, referem as docentes do CLIL. 

A visita permitiu também identificar desafios comuns, como por exemplo, o reconhecimento por parte da comunidade académica da relevância de uma unidade dedicada à qualificação e à inovação pedagógica no ensino superior. “Estas estruturas de inovação e qualificação pedagógica devem apresentar-se à comunidade como agentes que procuram promover parcerias e não como agentes disciplinadores”, frisam. 

 

Imersão nas boas práticas de duas Universidades do Reino Unido 

Em março, a equipa do CLIL seguiu para Londres, onde reuniu com a direção do Arena Centre for Research-based Education, da University College London (UCL), e do Centre for the Study of Higher Education, da University of Kent.

Diana Soares, Paulo Dias e Marisa Carvalho, docentes na UCP, ficaram a conhecer melhor a estratégia das duas universidades e dos dois centros em prol da melhoria de práticas de inovação pedagógicas.

Estas visitas foram verdadeiramente inspiradoras. Percebemos que os desafios em termos de prática e inovação pedagógica são similares no ensino superior a nível internacional, mas que já há muito trabalho feito. Podemos assim experimentar/ensaiar algumas estratégias já testadas nestas universidades, mas podemos também partilhar o que de melhor fazemos nesta área na Universidade Católica Portuguesa”, referem os docentes.  

 

Foto: Paulo Dias, Marisa Carvalho e Diana Soares, na University College London

 

Sobre o CLIL 

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da UCP, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.  

As visitas às Universidades de Stanford, UCL e Kent enquadram-se no projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.  

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19-04-2023