Dia Mundial da Água: projetos de investigação que aceleram a mudança

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” é o que nos indica o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6. Neste Dia Mundial da Água, celebrado anualmente a 22 de março por iniciativa das Nações Unidas, damos a conhecer alguns projetos de investigação liderados ou que integram investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto e que perspetivam ajudar a responder a este objetivo comum e global.

Acelerar a mudança, mas como? Contribuindo para esta missão, participando em projetos que procuram promover uma gestão mais eficiente deste recurso natural.

Minimização do impacto ambiental: práticas vitícolas mais sustentáveis

Uma equipa de investigadores da Católica Porto Business School integra o projeto interdisciplinar “HSoil4Food - Healthy soils for healthy food”, financiado pelo Norte/FEDER. A equipa liderada por Miguel Sottomayor, investigador e docente da Católica Porto Business School, tem como objetivo calcular o valor económico da aplicação de bioestimulantes como prática vitícola sustentável para a Região dos Vinhos Verdes. “Com esta avaliação pretende–se testar uma forma participativa de incrementar a sustentabilidade ambiental,” refere Miguel Sottomayor.

O estudo, ainda a decorrer, integra a realização de um inquérito a uma amostra de viticultores da Região dos Vinhos Verdes com o duplo objetivo de avaliação económica da prática sustentável objeto de estudo, e de aferição da praticabilidade do método dos Leilões Inversos de Serviços de Ecossistema. Este é o primeiro estudo das potencialidades de aplicação à agricultura deste tipo de método a realizar-se em Portugal. “Este estudo reflete assim a preocupação de identificação de formas participativas de incremento da sustentabilidade ambiental da viticultura em geral, e em particular da gestão sustentável do solo e da água por essa atividade agrícola, de forma a que estes recursos naturais sejam mais bem protegidos para as próximas gerações.

As alterações climáticas e os direitos humanos: um desafio global

Na sua dissertação “Alterações Climáticas: Considerações sobre a (potencial) Maior Crise de Direitos Humanos da História”, Henrique Bettencourt, alumnus da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP, teve como propósito analisar a forma como as alterações climáticas estão a afetar os direitos humanos a nível global.

Ao estudar a relação entre as alterações climáticas e os direitos humanos, o Mestre em Direito concluiu que estas são um desafio global que requer ação coletiva para proteger os direitos humanos e que o papel dos países mais desenvolvidos é de liderar a transição para uma economia de baixo carbono, bem como apoiar os países em desenvolvimento a adaptarem-se aos impactos das alterações climáticas.

É crucial que as políticas globais abordem as alterações climáticas e protejam o direito à água, para garantir um futuro justo e sustentável para todos," sublinha o alumnus da Faculdade de Direito sobre a necessidade de evitar impactos negativos sobre as comunidades mais pobres e vulneráveis.

Henrique Bettencourt acrescenta ainda que “a escassez de água, muito acentuada pelas alterações climáticas, é uma ameaça crescente aos direitos humanos, à dignidade e à saúde de milhões de pessoas em todo o mundo."

A primeira quinta aquopónica na Europa

De forma a desenvolver abordagens mais eficientes, sustentáveis e resilientes para a aquacultura, o projeto europeu AWARE (Aquaponics from WAstewater REclamation) visa construir a primeira quinta aquopónica na Europa.

O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), integra o consórcio deste projeto internacional, que inclui investigadores de 20 organizações de 8 países em prol da criação de uma nova cadeia de valor de exploração agrícola para o crescimento económico europeu e agricultura urbana.

Célia Manaia, investigadora e responsável pela participação do CBQF no projeto, afirma que “o AWARE é um projeto visionário em que as estações de tratamento de águas residuais com processos de tratamento altamente sofisticados dão vida a peixe e vegetais para consumo humano. Parece que falamos de um filme de ficção, mas queremos que possa ser realidade!

O projeto representa uma oportunidade de acelerar uma mudança significativa e necessária de apoio à aquacultura europeia.

22-03-2023