Católica Porto Business School juntou Banco de Portugal, PwC e Novo Banco numa reflexão sobre o tema “Silicon Valley Bank: Lessons Learned”

Esta Short Talk foi organizada no âmbito do Curso Executivo Banca para Empresas, programa desenvolvido em cocoordenação por Gonçalo Faria, Associate Dean da Católica Porto Business School, e António Ramalho, Industry Fellow na Católica Porto Business School e ex-CEO do Novo Banco. 

Após a abertura da sessão, assegurada por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business, Gonçalo Faria começou por analisar o caso do SVB, olhando para alguns indicadores que pareciam antecipar já alguns problemas.

Luis Barbosa, partner da PwC, abordou, de seguida, o tema da gestão de risco de taxa de juro. Entretanto, Rui Fontes, Chief Credit Officer e Board Member do Novo Banco falou da questão da gestão do risco de concentração do passivo. E procurou fazer uma comparação entre alguns indicadores de performance do Silicon Valley Bank versus outros bancos americanos, europeus e mesmo nacionais.

Já António Ramalho aprofundou o tema da gestão do Risco Reputacional, da Comunicação e da Transparência.

Por último, Luis Costa Ferreira, Head of Banking Prudential Supervision Department do Banco de Portugal, fez uma síntese geral das principais lições e conclusões deste caso.

Veja algumas das notícias publicadas sobre esta sessão nos links abaixo:

Autópsia de um fim súbito: a má gestão liquidou o SVB

Silicon Valley Bank: falência era previsível e não é replicável em Portugal

Sinais de alerta da banca americana pouco prováveis em Portugal

pt
01-06-2023