Católica organiza 3ª Conferência INSURE.hub: Inovação, Sustentabilidade e Regeneração

Entre os dias 16 e 17 de novembro, vai realizar-se a 3ª Conferência Internacional INSURE.hub sobre Inovação, Sustentabilidade e Regeneração. Um evento organizado no âmbito do INSURE.hub, uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa - através da Escola Superior de Biotecnologia e da Católica Porto Business School - e da Planetiers New Generation, que visa o desenvolvimento de atividades conjuntas para a promoção do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo sustentável. A fase de submissão de artigos decorre até 17 de julho.

O objetivo da conferência é reunir estudantes, investigadores e profissionais da indústria em torno de um programa que visa estar na vanguarda do panorama internacional, proporcionando a partilha e a discussão sobre temas relacionados com a inovação, a sustentabilidade e a regeneração. Atualmente são mais de 50 as entidades externas à UCP, nacionais e internacionais, que se associaram ao INSURE.hub.

A Conferência deste ano conta com Manuela Veloso como keynote speaker, que é diretora de Investigação em Inteligência Artificial do JPMorgan Chase, em Nova Iorque, e Professora Catedrática na Carnegie Mellon University. O programa conta também com o contributo de muitos profissionais e líderes que têm estado diretamente envolvidos em processos de inovação disruptiva, circular, sustentável e/ou regenerativa aplicados na prática.

Contributo com proposta de artigos até 17 de julho

O primeiro dia da Conferência é dedicado à Academia – Academic Branchapelando à investigação original e de alta qualidade ou a estudos de casos sobre tópicos que incluem (mas não se limitam a):

• Inovação e transformação empresarial;
  • Inovação disruptiva;
  • Economia circular;
  • Liderança e governação para a sustentabilidade;
  • Estratégia empresarial sustentável;
  • Empreendedorismo social e empresas responsáveis;
  • Literacia e educação para a sustentabilidade;
  • Investimento e financiamento sustentáveis;
  • Desafios decorrentes do impacto das alterações climáticas;
  • Gestão dos riscos climáticos;
  • Leis e regulamentos relacionados com a sustentabilidade.

À melhor apresentação será atribuído um prémio de 1.000,00€, tendo como critérios a qualidade científica, a inovação e o desempenho.

Em torno da apresentação dos artigos e da discussão dos diferentes casos de estudo, pretende-se partilhar conhecimento e desafiar a inovação e mudança.

Um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar

INSURE.hub, iniciativa que tem como objetivo criar um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar que promova soluções de negócio de âmbito circular, sustentável e regenerativo, potenciadas por tecnologias disruptivas, resulta da mobilização da Universidade Católica no Porto, através de Faculdades como as Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia - e da Planetiers New Generation. A iniciativa integra um conjunto de atividades que ambicionam a persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, da Estratégia do Pacto Ecológico Europeu e das metas definidas para a Europa 2030, contribuindo para trazer Portugal para a linha da frente de países progressivos no seio da EU.

11-05-2023