Católica: Escola de Enfermagem do Porto reforça ligação com Cáritas Diocesana do Porto

A promoção do conhecimento, da capacitação e dos cuidados de Enfermagem, são os grandes objetivos do protocolo de colaboração assinado pela Escola de Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica no Porto e pela Cáritas Diocesana do Porto. Uma parceria formalizada em 2019, através da qual se instituiu uma relação de estreita colaboração entre as duas instituições, que se tem vindo a materializar em diferentes ações e iniciativas para a promoção do conhecimento, da capacitação e dos cuidados de Enfermagem.

Esta instituição parceira da Universidade Católica tem vindo a receber estudantes finalistas e docentes de Enfermagem, no âmbito do Ensino Clínico de Intervenção na Comunidade e em estreita colaboração com os projetos do Centro de Enfermagem da Católica e do +Saúde na Família (CDP). Fruto desta colaboração, têm-se realizado diversas ações de capacitação dos cuidados, dos voluntários e dos cuidadores, assim como atividades de gestão de casos. No âmbito da parceria, foi ainda possível operacionalizar o plano de contingência e apoiar na tomada de decisão sobre os equipamentos adequados às condições de utentes.

A sessão, que decorreu a 15 de junho, contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto, de Paulo Gonçalves, presidente da Cáritas Diocesana do Porto (CDP), de Paulo Alves, diretor da Escola do Enfermagem do ICS – Porto, de João Amado, docente do ICS e vogal da CDP, e de vários docentes e estudantes.

16-06-2023