Católica debate sustentabilidade da Inovação Pedagógica no ensino superior

No dia 3 de julho de 2023, o CLIL | Católica Learning Innovation Lab organizou um novo Encontro de Inovação Pedagógica na UCP, para celebrar o final do seu primeiro ciclo de atividades. O evento decorreu na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, ao longo de todo o dia, e contou com a presença de vários membros da comunidade UCP. No Encontro, participaram especialistas das Universidades de StanfordKent e da UCL - University College London

O momento de celebração iniciou na manhã do dia 3, com uma sessão reservada aos docentes da UCP que se inscreveram nas Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP), organizadas pelo CLIL, entre março e junho deste ano.

Ao todo, 23 docentes participaram na sessão, marcada pela partilha de experiências e de aprendizagens e pela celebração dos resultados alcançados no âmbito das CAP. Neste espaço, os participantes integraram uma dinâmica coletiva orientada por Gloriana Trujillo, da Universidade de Stanford, e por Karen Matthewman, da UCL.
Debate sobre como instituir e tornar sustentável a Inovação Pedagógica no ensino superior

Já no Auditório Carvalho Guerra, da parte da tarde, para além de uma breve apresentação sobre as principais atividades dinamizadas pelo CLIL, no último ano letivo, houve espaço para se discutir a institucionalização e a sustentabilidade da Inovação Pedagógica no ensino superior, com convidadas das Universidades de Stanford, Kent e da UCL.

Foram várias as perguntas colocadas pelos cerca de 80 participantes nesta sessão aberta à comunidade UCP. Alguns dos tópicos abordados incidiram sobre o papel das estruturas académicas no suporte da inovação pedagógica, formas de tornar os estudantes parceiros no processo educativo, dúvidas sobre o uso do método expositivo (deve ser eliminado ou integrado com outro tipo de metodologias?), e a utilização da inteligência artificial como recurso pedagógico e como competência de integração no mundo do trabalho.

Acreditamos que este Encontro foi um importante momento de celebração da Inovação Pedagógica na Universidade Católica Portuguesa. Tivemos a oportunidade de refletir em conjunto sobre o caminho até agora percorrido pelo CLIL, e de debater desafios pedagógicos que são comuns a vários contextos”, referem Diana Soares e Paulo Dias, da equipa de coordenação do CLIL e docentes na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), respetivamente.

As atividades realizadas, integrando docentes e investigadores de diferentes áreas científicas e unidades orgânicas, sublinham o potencial da colaboração na UCP para a criação de um ambiente mais rico para as aprendizagens dos estudantes”, acrescentam.

No Encontro estiveram também presentes a Vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Vasconcelos, e os Pró-Reitores Isabel Braga da Cruz e João Duque.

 

Sobre o CLIL

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da UCP, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.

O laboratório é apoiado pelo projeto “Skills 4 Pós COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano (POCH- 02-53I2-FSE-000012), do Portugal 2020.

pt
04-07-2023