Católica acolhe Casa da Economia de Francisco para debater soluções sustentáveis

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Economia de Francisco Portugal (EoF Portugal) vão abrir as portas da Casa da Economia de Francisco durante a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que também conta com a colaboração da ACEGE Next, visa abordar os desafios económicos e ecológicos prementes através da lente da fraternidade e da solidariedade.

“Esta iniciativa dá seguimento aos encontros promovidos pela Economy of Francesco, um movimento global de jovens que, em resposta ao apelo do Papa Francisco, constroem pontes para ‘re-animar’ a economia de hoje e empenham-se na construção de uma economia de amanhã que cuide da casa comum e de todas as pessoas”, explica Margarida Bragança, da EoF Portugal. O evento decorre no edifício da Católica Lisbon School of Business and Economics durante toda a semana de 31 de julho a 4 de agosto, e centra-se nos principais temas do pontificado do Santo Padre: Ecologia Integral; Fraternidade Universal; e Economia e Bem-Comum.

A Casa da Economia de Francisco abre com o 4.º Congresso Internacional sobre o Cuidado da Criação: O compromisso dos jovens com a ecologia integral – Estilos de vida para uma nova humanidade, promovido pela Fundação Giovanni Paolo II per la Gioventú. Neste congresso, jovens e especialistas vão refletir sobre cinco áreas: a economia, a educação e a vida familiar, os recursos naturais, a política e a tecnologia. O encontro será "habitado" por experiências virtuais, através da utilização de tecnologia imersiva (metaverse), permitindo uma participação mais inclusiva e acessível.

Além disso, a Casa da Economia de Francisco inclui exposições e espetáculos artísticos alinhados com uma visão de desenvolvimento sustentável. Os participantes vão poder envolver-se em debates, palestras e sessões interativas, com o objetivo de gerarem um impacto positivo nas suas comunidades.

De 2 a 4 de agosto, vários oradores de renome, incluindo o economista Padre Gael Giraud, S.J., e o antigo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos da Argentina, Gustavo Béliz, vão abordar temas como a ecologia integral e a justiça social, e o papel da economia na promoção de uma sociedade mais equitativa.

“Ao reunir diversas vozes e perspetivas, a UCP tem como objetivo desencadear mudanças significativas e inspirar a próxima geração de líderes a enfrentar as questões mais prementes do mundo. A Casa da Economia de Francisco na nossa Universidade promete ser um evento marcante, inspirando ações concretas para um futuro mais justo”, refere o capelão da Sede da UCP, P. Miguel Cabedo e Vasconcelos.

 

Saiba mais sobre as iniciativas da UCP durante a JMJ aqui

pt
04-07-2023