Bárbara Ferreira: “Em Erasmus, experienciei uma multiculturalidade incrível”

Pessoas em Destaque

Bárbara Ferreira tem 23 anos, é do Porto e é estudante da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, um programa conjunto da Escola do Porto da Faculdade de Direito e da Católica Porto Business School. Esteve na Holanda no âmbito do programa Erasmus e confessa que “cresceu muito com a experiência”. Foi também voluntária e responsável da CAtólica SOlidária: “através do voluntariado pude continuar a estar próxima das pessoas”. Depois de concluir a Dupla Licenciatura, uma coisa é certa: “Quero continuar a trabalhar para ter todas as portas abertas.”

O que motivou a sua escolha pela Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão da Universidade Católica?

Desde miúda que tenho o bichinho da Arquitetura e cheguei mesmo a entrar em Arquitetura na primeira fase. O meu pai falou-me da Dupla Licenciatura da Católica quando as candidaturas para a mesma estavam a decorrer. Foi uma novidade para mim, mas captou muito a minha atenção. Fiquei tão curiosa que no dia seguinte já estava na Católica para obter mais informações.

“A Dupla Licenciatura é um curso completamente inovador e distinto.”

O que é que captou mais a sua atenção para este curso?

No concurso nacional de acesso, na primeira fase, para além da Arquitetura, eu também tinha como segunda hipótese estudar Gestão, por isso enveredar por esta área não foi assim tão surpreendente. O que foi realmente novidade para mim foi estudar Direito. Isso é que nunca me tinha passado pela cabeça (risos). Aquilo que mais me fez tomar a decisão de escolher a Dupla foi saber que é um curso único em Portugal e que me ia abrir muitas portas para o futuro, precisamente por causa da complementaridade entre as duas áreas. Ao longo do curso apercebi-me que o mercado tem mesmo necessidade de pessoas que tenham competências dos dois mundos. É um curso completamente inovador e distinto.

“Aqui na Católica vive-se ao máximo a experiência académica!”

Direito ou Gestão? Como é que é estudar duas áreas em simultâneo?

Confesso que estou inclinada para as duas áreas, embora o Direito me tenha surpreendido muito. É, verdadeiramente, exigente estudar as duas áreas em simultâneo, mas, certamente que será recompensador. Têm sido anos muito desafiantes, que me têm permitido desenvolver capacidades muito diferentes. Destaco o tipo de ensino que a Católica proporciona. É um ensino que privilegia um equilíbrio muito positivo entre a teoria e a prática. Os professores partilham muitos casos práticos, estão constantemente a fazer pontes para a realidade profissional.

O que é que diria a alguém que está a ponderar candidatar-se a uma licenciatura na Católica?

Diria para escolherem a Católica, não apenas pelos seus cursos de excelência, mas, sim, por tudo o que oferece e pela forma como nos prepara para o mercado de trabalho. Refiro-me à CASO, ao Career Office, às várias associações. A Católica oferece um alargado leque de atividades e facilidades que ajudam imenso no nosso crescimento e desenvolvimento. Tudo isto é a vida académica. Aqui na Católica vive-se ao máximo a experiência académica!

“Não estamos sozinhos no mundo.”

Esteve na Holanda no âmbito do programa ERASMUS. Como foi a experiência?

Estive em Groningen, que fica no norte da Holanda. O critério da minha escolha prendeu-se com o facto de querer ter uma experiência num país substancialmente diferente de Portugal. Queria sentir o contraste de culturas. Gostei imenso! É uma cidade muito bonita, com uma grande qualidade de vida e com um povo muito simpático e acolhedor, ao contrário daquilo que podemos imaginar. Fazia a minha vida de bicicleta. Percorria a cidade a pedalar e era maravilhoso. Para além disso, é uma cidade universitária, cheia de vida e dinamismo. Cresci muito com esta experiência. Saí da minha zona de conforto e aprendi que estamos todos cá para o mesmo. Experienciei uma multiculturalidade incrível.

Foi voluntária e responsável da CASO. Porque é que o voluntariado é importante para a sua vida?

Sou uma pessoa muito sociável e gosto muito do contacto e da proximidade com as
pessoas. O voluntariado permitiu-me continuar a ser próxima das pessoas.
Foi uma experiência que exigiu muita responsabilidade e empenho e valeu muito a pena. Como fui responsável de várias áreas de voluntariado, também exigiu de mim competências de coordenação e gestão de equipas, horários e o contacto com as instituições parceiras.

“Quero continuar a trabalhar para ter todas as portas abertas.”

Qual é a importância da CASO para a vida dos estudantes?

A CASO põe-nos em contacto com realidades diferentes e mostra-nos que há mais mundo. Mudar o mundo está na capacidade que temos de transformar o dia de alguém. Não estamos sozinhos no mundo, somos os motores uns dos outros.

É finalista da Dupla Licenciatura. Quais são os próximos planos?

Tenho muitas ideias (risos). Já decidi que vou querer fazer a admissão à Ordem dos Advogados, mas até lá tenho a hipótese de ou ir estagiar na área da Gestão ou ir fazer voluntariado durante algum tempo. Quero continuar a trabalhar para ter todas as portas abertas. Se há coisa que aprendi com a Dupla Licenciatura é que não quero limitar as minhas escolhas, quero trabalhar o meu potencial de forma transversal. Sinto-me muito realizada no caminho que tenho vindo a percorrer.

Algum sonho profissional?

Gostava de ir para fora trabalhar numa organização não governamental. Gostava que esse desafio profissional me permitisse aliar a Gestão e o Direito. A área social e de apoio às comunidades carenciadas interessa-me muito.

O que é que a move?

Não quero ficar fechada na minha bolha, quero estar aberta a outras realidades e culturas. Sinto-me grata pela vida que tenho e quero devolver ao mundo e às pessoas tudo o que tenho recebido.

15-06-2023