Aliança de Universidades Europeias T4EU recebe financiamento de 14,4 milhões de euros

A Aliança Transform4Europe (T4EU), coordenada pela Universidade de Saarland, Alemanha, e à qual a Universidade Católica Portuguesa pertence, recebeu o apoio da Comissão Europeia, por mais quatro anos, com um orçamento de 14,4 milhões de euros do programa Erasmus+.

Para Francisco Mendes-Palma, Diretor de Global Engagement e Coordenador da UCP na aliança, “a T4EU é uma parceria consolidada composta por universidades com um elevado grau de complementaridade e com uma vasta experiência em cooperação transfronteiriça, intraeuropeia e global.”

Com o objetivo de formar uma nova geração de jovens europeus que trabalharão em conjunto em todas as disciplinas para adquirir competências digitais, interculturais e empresariais, a aliança vai expandir muitas das medidas testadas desde 2020, ao maior número possível de estudantes, professores, investigadores e funcionários universitários, nos próximos 4 anos.

Paralelamente, os primeiros 4 programas de mestrado internacionais, desenvolvidos no contexto da T4EU, terão início no 1.º semestre de 2024/25. Seguir-se-ão novos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Prevê-se ainda que os funcionários universitários beneficiem de cursos de capacitação e enquadramento no panorama universitário global.

As ligações com os ecossistemas regionais serão também reforçadas através de um maior desenvolvimento dos Laboratórios de Transformação T4EU, grupos de reflexão co-criacionais nas três áreas de incidência da aliança (transformação digital, ambiental e social) que visam a manutenção do diálogo com todos os parceiros.

Simultaneamente, a aliança irá adotar uma abordagem integrada e ampla nas áreas de intervenção, com destaque para o seu património cultural, linguístico, social e político. O desenvolvimento de uma vida universitária europeia ecológica e inclusiva é outro objetivo do Transform4Europe.

A proximidade com o panorama global será desenvolvida através de uma série de atividades que promovem as relações internacionais e o impacto social e global da T4EU, incluindo programas de aprendizagem ao longo da vida.

A Transform4Europe é um consórcio de dez parceiros unidos nesta estratégia: a UCP, a Universidade de Saarland, a Universidade de Alicante, a Academia de Artes da Estónia em Tallin, a Universidade da Silésia em Katowice, a Universidade de St. Kliment Ohridski em Sófia, a Universidade de Trieste, a Universidade Vytautas Magnus em Kaunas, a Universidade de Primorska em Koper e a Universidade Jean Monnet em Saint-Étienne.

A Universidade Estatal de Mariupol, na Ucrânia, também pertence à rede como parceiro associado estratégico e nesse sentido pretende-se que os estudantes e os funcionários da universidade ucraniana participem no intercâmbio virtual. De igual forma, a T4EU prevê apoiar a reconstrução da universidade, assim que as condições o permitam.

11-07-2023