Alberto Castro distinguido pela Deloitte com o Lifetime Achievement Award

Alberto Castro, professor catedrático convidado da Católica Porto Business School, da qual foi o primeiro diretor, e provedor do estudante da Universidade Católica Portuguesa no Porto, foi distinguido com o Lifetime Achievement Award na 35ª edição dos Investor Relations and Governance Awards.

Os IRGAwards são uma iniciativa que a Deloitte promove há mais de três décadas em Portugal, com o propósito de premiar as organizações e as personalidades que mais e melhor tenham contribuído para tornar o mercado mais eficiente, transparente, socialmente responsável e útil à economia e à sociedade portuguesa.

O Lifetime Achievement Award é um reconhecimento das personalidades cuja carreira tenha tido impacto significativo no desenvolvimento do mercado. Nas palavras de Vítor Bento, Presidente do Júri dos IRGAwards, Alberto Castro é “uma figura notável (…) um “economista pouco teórico”, cuja visão transcende os limites tradicionais da disciplina e reside numa perspetiva mais humanitária. A sua compreensão acerca do potencial transformador da economia ultrapassa assim o meramente teórico, entrando num terreno onde a teoria encontra a realidade vivida pelas Pessoas.”  A criação, logo no início do seu mandato, em 1991, do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada é testemunho dessa sua preocupação de ligar a dimensão académica da economia e gestão à envolvente económica e empresarial.

Nas quase 5 décadas da sua atividade profissional, Alberto Castro “percebeu que uma instituição académica não poderia prosperar unicamente através de resultados, mas que o foco do seu sucesso estava na gestão, no cuidado, no incentivo e na motivação das Pessoas. Com esta conduta e modo de encarar a Educação, foi incansável na missão de diferenciar a Universidade Católica no Porto pela sua elevada qualidade e espírito inovador, onde há mais de 30 anos inspira professores e alunos”. O seu trabalho e a sua postura levaram várias empresas e instituições a convidá-lo para integrar os seus órgãos sociais. Mais uma vez, nas palavras de Vítor Bento “também nas empresas onde trabalhou, ocupando cargos relevantes, deixou a sua marca em todos aqueles que consigo colaboraram”.

Paralelamente, em representação da Universidade, ou a título pessoal, tem vindo a prestar a sua colaboração em várias organizações da sociedade civil, desde a Associação Empresarial de Portugal à Associação Comercial do Porto, do Museu dos Transportes à Orquestra de Jazz de Matosinhos, passando pela Cruz Vermelha Portuguesa ou o Conselho Económico da Diocese.

Alberto Castro afirma que este prémio representa “Uma enorme responsabilidade. Sendo um prémio carreira, não o vejo como prémio “fim de carreira”. É um prémio com um histórico de galardoados notável, com a chancela da Deloitte e de um júri constituído por pessoas que admiro. Este reconhecimento dá-me uma visibilidade que não busquei e com a qual nem sequer estou, por maneira de ser, confortável. Vai ser preciso fazer jus à distinção. Um prémio que se deve, em grande medida, às instituições em que trabalhei, máxime a Universidade Católica e, sobretudo, àqueles com quem trabalhei ou para quem trabalhei: alunos, colegas, funcionários. E a figuras inspiradoras, como o Professor Carvalho Guerra ou Dom José Policarpo. Ou ao suporte de vida que têm sido a minha mulher Ana e o nosso filho, João. Mas, também, aos amigos, “compagnons de route” dos bons e maus momentos. Ou, ainda, nos últimos anos, a vários líderes associativos e empresariais com quem convivi.
A motivação para o futuro dão-ma os meus netos, Tomás e Pedro. Como diz a canção, continuo empenhado em fazer o que ainda não foi feito.”

Como disse Vítor Bento, a terminar “concedemos o Lifetime Achievement Award a quem se tornou um líder inspirador, que assumiu o compromisso de transformar o estudo da economia, utilizando-a como ferramenta a favor das Pessoas. É um grande exemplo a ser seguido, e esperamos que sirva de inspiração de inovação e humanismo para lidar com as grandes transformações que o mundo está a viver.”

(Fotos: ECO|Hugo Amaral)

05-07-2023