29.02.2024 18:30
Escola das Artes | Átrio Edifício Central

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

29.02.2024 18:30 Inauguração e performance: Mãos sobre a cidade - Investigações artísticas no meio urbano - PEDRO BARATEIRO Link: https:///pt/central-eventos/inauguracao-e-performance-maos-sobre-cidade-investigacoes-artisticas-no-meio-urbano

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Átrio Edifício Central

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa e o Conselho de Administração da Fundação de Serralves  convidam para a inauguração do núcleo expositivo Mãos sobre a cidade. Investigações artísticas no meio urbano – Pedro Barateiro, no dia 29 de fevereiro, às 18:30, no Átrio do Edifício Central, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. A inauguração será seguida da performance Como Fazer uma Máscara de Pedro Barateiro, apresentada no Auditório Ilídio Pinho às 19:00.

A exposição Mãos sobre a cidade apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade. Desenvolvida especificamente para os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, a exposição culmina no Centro Regional do Porto com a apresentação da instalação Travelogue (2006), de Pedro Barateiro.

Barateiro encontra na investigação de arquivo e na criação de microficções, estratégias para desmontar narrativas históricas e contemporâneas que continuam a sustentar a cultura hegemónica ocidental. Na obra Travelogue, o artista apresenta uma compilação de imagens retiradas de filmes de propaganda do Estado Novo, outrora exibidos no início de sessões de cinema enquanto reportagens que documentavam o crescimento de cidades e a criação de infraestruturas nas antigas colónias portuguesas, em Angola e Moçambique. A estrutura de projeção concebida por Barateiro reforça o anacronismo destas imagens, que revelam hoje, mais do que a construção de cidade, a edificação de uma ideologia.

Mãos sobre a cidade inclui também um núcleo expositivo que reúne obras de diversos artistas no campus de Lisboa, e a apresentação de obras dos artistas E. M. Melo e Castro e Gordon Matta-Clark, nos Centros Regionais de Braga e Viseu.

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, é a terceira iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Saber mais