Aula Aberta com Lilia Schwarcz | Escola das Artes

16.02.2024 18:30
Escola das Artes | Auditório Ilídio Pinho

16.02.2024 18:30 Aula Aberta com Lilia Schwarcz | Escola das Artes Link: https:///pt/central-eventos/aula-aberta-com-lilia-schwarcz-escola-das-artes

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 16 de fevereiro, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Lilia Schwarcz.

Lilia Schwarcz

Antropóloga, historiadora, professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar na Universidade de Princeton. Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown e Columbia. Curadora convidada no Museu de Arte de São Paulo e colunista do jornal Nexo.
Obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellow (2007) e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional (2010). É autora de uma vasta bibliografia, com obras como "Retrato em branco e negro" (1987, prêmio APCA), "O espetáculo das raças" (1993), "As barbas do imperador" (1998, prêmio Jabuti Livro do Ano), "O sol do Brasil" (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), "Brasil: Uma biografia" (com Heloisa Murgel Starling, 2015) e "Lima Barreto: Triste visionário" (2017, prêmio Jabuti de Biografia).

Mais informação disponível aqui