"Tendências e desafios na indústria têxtil: breves anotações"

Business School
"Tendências e desafios na indústria têxtil: breves anotações"
Segunda-feira, 4 de Julho de 2022 in Jornal Económico online

Luís Marques, docente da Católica Porto Business School.
Apesar do crescimento, a indústria mundial continua com problemas na criação de valor económico, com o montante total das perdas de 80% das empresas a superar os ganhos das 20% mais rentáveis. A APLOG - Associação Portuguesa de Logística organizou, recentemente, evento com o título "Têxtil do Futuro - Desafios para o Crescimento Sustentável". Motivado por uma associação com elevado contributo no pensamento nacional sobre a logística, o evento resultou numa reflexão informada sobre a indústria têxtil na sua globalidade, cujas lições aprendidas merecem ser aqui apresentadas.
A indústria têxtil portuguesa registou em 2021, exportações de 5,42 mil milhões de euros, número recorde e que representou um crescimento de 4% face a 2019. Apesar do crescimento generalizado, no contexto mundial alguns produtos e geografias apresentaram crescimentos supranormais, como foram os casos do vestuário de desporto, do vestuário de luxo e das empresas locais na China. Apesar do crescimento, a indústria mundial continua com problemas na criação de valor económico, com o montante total das perdas de 80% das empresas a superar os ganhos das 20% mais rentáveis.