"One Health" na educação superior: o potencial das academias

Ciências da Saúde
"One Health" na educação superior: o potencial das academias
Domingo, 7 de Abril de 2024 in Público online

Artigo de opinião por Paulo Alves, diretor de Escola de Enfermagem (Porto) e Amélia Simões Figueiredo, diretor da Escola de Enfermagem (Lisboa), da Universidade Católica Portuguesa.
Neste Dia Mundial da Saúde, refletimos sobre como as academias, podem responder às novas necessidades de saúde global, nacional e regional.
No contexto atual, caracterizado pela emergência de novas necessidades de saúde impulsionadas por fenómenos globais como a migração e a crescente diversidade cultural, o conceito de "One Health" é fundamental. Esta conceção interdisciplinar da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconhece a saúde humana, animal e ambiental como indissociáveis, encontra na educação superior, particularmente nas academias de saúde, um terreno fértil para o seu desenvolvimento e aplicação.