Rigging de Personagens 3D 2019|20

PrintPrint

 

Enquadramento

Embora existam formações de animação 3D no mercado, tanto de criação de modelos como da animação 3D, formação de construção de rigs, para que os modelos possam ser animados, é raramente encontrada.
Na Escola das Artes da Universidade Católica, o processo de rigging é abordado dentro de disciplinas do mestrado em animação por computador. Para alunos de fora, que tenham interesse em jogos, artes digitais ou realidade virtual, e não tenham oportunidade de desenvolver os seus próprios mecanismos, ficando constrangidos a scripts já existentes, mas que não são editáveis.
Pretende-se o desenvolvimento de autonomia na construção dos rigs, de forma a que possam ser atualizados no futuro, conforme as necessidades dos projetos que tiverem em mãos.

 

Objetivos

  1. Criação de joints para deformação de geometria
  2. Criação de deformadores e controladores
  3. Criação de atributos e funções customizadas
  4. Criação de scripts e ferramentas automáticas

Integração dos diferentes sistemas num rig modular final

 

Modelo Pedagógico

A metodologia da ação consiste em primeiro lugar, numa exposição do conteúdo a ser trabalhado, através de diferentes exemplos, métodos e técnicas, bem como análise de modelos.
De seguida, uma demonstração prática é feita pelo formador, através de exercícios. Consequentemente, os formandos têm oportunidade de testar e executar os conceitos que estão a ser abordados, enquanto são acompanhados pelo formador. Finalmente, os resultados são partilhados e comentados, de forma a serem comparadas diferentes abordagens e estratégias na resolução dos exercícios.

Os métodos de rigging vão sendo introduzidos por ordem de dificuldade, permitindo aos formandos absorverem os conteúdos à medida que os sistemas de rig ficam gradualmente mais complexos e avançados.
A criação de rigs modulares e automáticos, oferecem a possibilidade de serem constantemente atualizados.

Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
ECTS: 
3
Destinatários: 

Alunos / profissionais das áreas de animação, jogos, multimédia, artes digitais e realidade virtual

Horários: 

23 e 30 de Maio, e 6 de Junho

Das 10h às 13h, 14h às 18h, e o terceiro 6 horas das 10h às 13h, 14h às 17h.

20 horas

Coordenação: 

Formador:

Ricardo Megre
rmegre@porto.ucp.pt

Coordenação do Curso:  

André Baltazar
abaltazar@porto.ucp.pt

Coordenação dos Cursos Livres:  

Sofia Serra
sserra@porto.ucp.pt

Contactos: 

Estudos Avançados e Formação
Tel: 22 619 62 02 / 43
formacao.avancada@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

 

Observações: 

Avaliação

A avaliação consiste na realização dos exercícios, bem como a execução de um projeto final.
A avaliação é continua requerendo que os formandos compreendam e demonstrem capacidade na execução das diferentes técnicas de rigging.
O projeto final deverá resultar das técnicas que o formando escolher usar para criar o rig final.

 

Condições de Acesso/Seleção/seriação

Ordem de inscrição até ao preenchimento das vagas.