Pós-Graduação em Design Circular e Sustentável da Água - Ramo Inovação Alimentar

O Programa de Pós-Graduação que se propões em Inovação Alimentar visa atuar como suporte à especialização dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na Inovação Alimentar incluindo o desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, a Distribuição e a Gestão, de forma a contribuir para a consolidação e melhoria de exercício das empresas da cadeia de valor do sector alimentar, associado à exploração dos recursos marinhos e fluviais, orientado portanto para a Inovação associada à economia azul.

Com um programa devidamente adaptado às novas exigências do mercado, esta especialização ao nível de Pós-Graduação prossegue a oferta de uma formação sólida e integrada em áreas estratégicas como marketing, comportamento do consumidor, inteligência emocional, desenvolvimento de novos produtos, ingredientes emergentes, nutrição, gestão da inovação alimentar, logística da cadeia alimentar e sustentabilidade, com o objetivo maior de continuar a preparar profissionais para desenvolver atividades nos mais diversos mercados nacionais e internacionais de indústria, consultoria, investigação entre outros.

A Escola Superior de Biotecnologia é parceira fundadora da Blue Design Alliance (BDA) que desenvolveu o Diploma de Pós-Graduação em Design Circular e Sustentável de Água. A PG em Design Circular e Sustentável da Água (DCSA) tem 45 ECTS e está estruturada em torno de 4 macro áreas (ramos): Design, Marketing & Gestão de Recursos Hídricos; Cultura e Literacia da Água; Logística, Transporte Marítimo & Construção Naval e Saúde & Bem-estar: Turismo, Desporto & Biotecnologia - cada uma da responsabilidade de cada IES, parceira da BDA (Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB.UCP), e abrangendo sub-áreas de formação específicas.

A ESB é responsável pela área da Biotecnologia Alimentar, oferecendo o ramo designado por Inovação Alimentar, orientado para a Inovação associada à economia azul e à valorização dos recursos do mar e da água. O diploma da PG em DCSA é atribuído em conjunto pelas quatro instituições que integram a Blue Design Alliance.

Pensar Inovação Alimentar hoje, é pensar nas transformações e novos desafios que o sector da alimentação atravessa; é pensar nas alterações tecnológicas, comerciais e organizacionais emergentes e suas implicações; é compreender as estratégias de mercado e como implementá-las e a regulamentação que rege este sector; é perceber a importância da responsabilidade social e as oportunidades de diferenciação que esta acarreta dentro das organizações; é dominar os fatores que influenciam a escolha de alimentos saudáveis e sustentáveis de modo a satisfazer os requisitos e exigências estabelecidas pelo consumidor atual.

Da conceção à produção, não descurando a distribuição e comercialização de novos alimentos, é necessária uma qualificação total da indústria que pressupõe, entre outras medidas, um permanente aumento das competências dos profissionais, através da formação contínua, especializada e atualizada. Este desenvolvimento de competências essenciais garante um nível de conhecimento científico e tecnológico cada vez mais qualificado e fundamentado para lidar com os desafios constantes e emergentes e gera valor para o cliente, um atributo essencial e diferenciador no cenário competitivo do século XXI. Uma especialização profissional em Inovação Alimentar, com ênfase nos Recursos Marinhos e Fluviais é uma oportunidade diferenciadora de poder contribuir ativamente para a estratégia de sucesso e competitividade de uma empresa da cadeia de valores do setor alimentar.

Sobre o projeto Blue Design Alliance, podem ser consultadas informações adicionais aqui. Sobre a Pós-graduação em Design Circular Sustentável da Água, podem ser consultadas informações adicionais aqui.

Biotecnologia

Escola Superior de Biotecnologia