Órgão litúrgico e Improvisação 2019|20

Abordagem à Improvisação ao Órgão, nas vertentes litúrgica e de concerto, e às técnicas de acompanhamento.

O Órgão é um instrumento singular, não só pela sua tradição, grandeza, complexidade ou exigência técnica mas também pela sua tripla vertente de solista, acompanhador e improvisador. Todas estas qualidades têm estado ao serviço da Igreja ao longo dos séculos.

Ao organista da liturgia é pedido um conjunto de tarefas, no decorrer das celebrações. Estas tarefas exigem não apenas prática e estudo mas também conhecimento e imaginação. A improvisação é, por ventura, uma das mais altas formas de performance musical.

Devidamente enquadrada na liturgia, ganha uma dimensão de serviço ainda mais profunda e derradeira na interpretação dos ritos e na sua adaptação instantânea a todos os seus participantes.

A Escola das Artes dispõe de vários instrumentos (órgãos de tubos, cravos e pianos), formadores qualificados e um horário de estudo de 24h diárias.

Sedimentar e solidificar as técnicas de improvisação
Saber improvisar com modelos históricos
Improvisar livremente
Acompanhar eficazmente a liturgia
Relacionar as capacidades do instrumento com as exigências dos ritos

Regime de Masterclass, com aulas bimensais de 2 horas

Formação Avançada e Acreditada CCPFC, pode ser usada para a formação contínua de professores.

Organistas, pianistas, cravistas, agentes da liturgia (iniciados, intérpretes, professores)

7 fevereiro | 6 março | 3 abril | 8 maio |  5  junho |3 e 10 julho 2020

Coordenador do curso:
Pedro Monteiro
pmonteiro@porto.ucp.pt

Observações:

Avaliação

Avaliação contínua com apresentações públicas e colaborações com outras atividades da UCP.

Condições de Acesso/Seleção/seriação

UCP - CRP