Introdução do Design de Som para Vídeo e Cinema 2020|21

O Design de Som representa um dos campos fundamentais na produção de som para produtos audiovisuais, em todas as vertentes e estilos, e culmina no cruzamento entre a criatividade e aplicação das diversas técnicas de captação e edição e pós-produção áudio para a criação de arte sonora aplicada a elementos visuais. Abordando conceitos como registo de voz para dobragens, criação de foleys e efeitos sonoros, escolha, edição e aplicação musical para produção de um elemento audiovisual, este workshop visa estimular e desenvolver capacidades estéticas e sensoriais dos seus participantes. No final espera-se um resultado áudio original, fruto da criatividade e aplicação estética adequada ao elemento visual fornecido como ponto de partida.

• Compreender as diferentes linguagens num projecto de som para vídeo.
  • Produzir e criar paisagens sonoras para conteúdos visuais.
  • Produzir e criar foley’s,
  • Ambientes e sfx para conteúdos visuais.
  • Registar e editar áudio (voz, foley’s, sfx, etc.) em ambiente de estúdio.
  • Dominar ferramentas de edição, transformação e registo de áudio para conteúdos visuais.
  • Reflectir criticamente na avaliação da qualidade técnica e estética dos projectos apresentados e desenvolvidos.

A metodologia teórico-prática, com exposição de noções e conteúdos teóricos, aplicados em exercícios práticos sempre apoiados na premissa de Learn by Doing permitirá aos alunos adquirirem os conhecimentos relativos aos conteúdos e técnicas apresentados, permitindo-lhes desenvolver elementos e capacidades de criação e gravação de Voz, Foleys e SFX para imagem em movimento. Esta aprendizagem e prática culminará num produto sonoro como resultado criado especificamente para o elemento visual previamente fornecido.

DataHoráriosLimite de InscriçõesPreço
17 de março 2021 – 17 de abril 20214ª feiras 18h30-21h30
sábado 10h-13h - 14h/17h
22/02/2021330 € (Regular)
297 € (Alunos e Alumni UCP)

Este curso destina-se a todos os estudantes e não-estudantes, aficionados ou profissionais, com conhecimentos prévios de linguagem e terminologia áudio, relativa experiência em DAW, procedentes de qualquer área do conhecimento ou profissional, que procurem desenvolver conhecimentos basilares relacionados com o Design de Som para Vídeo.

17, 20, 24, 27 de Março e 7, 10, 14 e 17 de Abril de 2021
4.a feiras: (18h30-21h30) e Sabados (10h/13h - 14h/17h)

36 horas presenciais

Coordenador do curso:
Armando Ramos
aramos@porto.ucp.pt

Observações:

Avaliação (se aplicável)

Avaliação Contínua com recurso a exercícios práticos em formação e exercício demonstrativo final
50%- Assiduidade e participação nas aulas
50% - Projectos práticos (criação de conteúdos sonoros para filmes de Animação e Ficção)

Condições de Acesso/Seleção/seriação

Conclusão prévia do 12º ano para obtenção e equivalência de créditos ECTS. Seriação por ordem da validação de inscrições.