Fotografia - Património e Conservação-Restauro

Evento para o público em geral na sequência do anterior workshop - Redescobrindo os negativos fotográficos de gelatina e sais de prata sobre vidro. Dois dias para a redescoberta do valor histórico das emulsões de gelatina e a importância da sua preservação. O primeiro dia é dedicado a um conjunto de palestras onde cada convidado tem uma história para contar e trazendo um ponto de vista muito concreto à pluralidade da fotografia no século XX. São investigadores, historiadores, arquivistas, conservadores e até docentes em fotografia que assistiram à evolução da mesma do meio analógico para o meio digital e da premente necessidade de preservar os espólios fotográficos como identidade cultural e histórica de qualquer sociedade.

Objetivos

As palestras são a oportunidade para uma aproximação ao público em geral da importância da conservação das colecções históricas. Também mostrar que estas colecções, muitas vezes compiladas como arquivo documental de importância histórica, dão contributos e são essenciais para entender a Cultura Visual e a Arte Fotográfica.

O workshop representa a relevância da disseminação do conhecimento dos processos fotográficos analógicos, impactando uma realidade técnica usada há 150 anos no mundo digital. Por fim demonstrar a magnitude dos negativos com emulsão fotográfica de gelatina e sais de prata sobre vidro enquanto veículo para um discurso artístico contemporâneo, num momento privilegiado e plural na produção de imagens.

Workshop com exposição teórica dos aspectos técnicos e históricos da fotografia com emulsão em gelatina. Prática orientada na captura de imagens com câmaras de médio e grande formato para chapa de vidro, a partir da recriação de um estúdio de fotografia, como seria há 100 anos.

Público em geral.

A definir.