Políticas públicas verdes no centro de novo projeto de investigação interdisciplinar

Políticas públicas verdes é o tema do projeto de investigação do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE), da Católica Porto Business School, que foi selecionado na 2ª edição do concurso de projetos de investigação interdisciplinar da Universidade Católica no Porto.

Considerando os desafios reais e os objetivos da ONU para 2030, a importância de políticas públicas verdes torna-se evidente e a cooperação entre os setores público e privado é necessária para a realização destas políticas,” explica Aydin Taymourifar, investigador do CEGE. Uma vez que esta cooperação é realizada com base num mecanismo de contrato, este projeto propõe-se a avaliar a cooperação de um ponto de vista interdisciplinar: tanto do lado do Direito, como do lado da Engenharia de Sistemas. No caso deste último, serão considerados fatores como a energia e os poluentes.

Denominado “Designing Green Contract Mechanisms between Government and Private Sector to Combat Environmental Challenges Based on the System-of-Systems Approach”, o projeto conta, também, com a participação do Centro de Estudos e Investigação em Direito (CEID), da Escola do Porto da Faculdade de Direito.

A curto prazo, serão realizados trabalhos sobre mecanismos contratuais que são necessários para a conceção de políticas públicas verdes. Estes trabalhos darão origem à publicação de artigos e a comunicações orais. Pretende-se que com esta investigação sejam produzidos conhecimentos que sejam úteis aos governos e instituições e também a estudantes diplomados que venham a querer desenvolver o tema no âmbito de dissertações.

Segundo Aydin Taymourifar, o financiamento obtido através deste concurso irá “facilitar a aquisição de software e livros”, bem como “permitir a recolha de dados, através da designação de alguns estudantes aos quais possam ser atribuídas bolsas de estudo que permitam o desenvolvimento do trabalho.” O projeto é liderado por Aydin Taymourifar, investigador do CEGE, com Raquel Carvalho, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, e Ana Lourenço, da Católica Porto Business School.

O concurso, promovido pela Universidade Católica no Porto, tem como objetivo atribuir financiamento para a realização de projetos de investigação interdisciplinar na Católica no Porto, que, neste contexto, se define como qualquer projeto cujo objetivo não pudesse ser alcançado sem o envolvimento de distintas áreas de conhecimento. A 2ª edição distinguiu, para além do projeto do CEGE, o B4Brain, um projeto liderado pelo Human Neurobehavioral Laboratory que pretende desenvolver um novo bioproduto com potencial neuroprotetor.

27-07-2022