Novas pós-graduações em parceria com a Fundação de Serralves

Depois do sucesso da pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte, a Escola das Artes apresenta duas novas pós-graduações no âmbito da parceria com a Fundação de Serralves para o ano letivo 2019/2020.

Nova Pós-graduação em Curadoria

A pós-graduação em Curadoria pretende estimular e aprofundar os conhecimentos teóricos e profissionais nas áreas da pesquisa e desenvolvimento de projetos de curadoria de arte, bem como preparar futuros curadores, críticos e pesquisadores de arte que desejem trabalhar em museus, galerias, centros e espaços independentes, meios de comunicação e projectos dedicados à arte contemporânea.

Através de uma metodologia project-based, esta nova formação permitirá aos participantes desenvolver projetos curatoriais, estimulando as competências e conhecimentos necessários ao nível de conceção, reflexão, produção e comunicação de uma exposição.

A pós-graduação conta com um conjunto curadores e programadores convidados como Luísa Santos, Teresa Cruz, Nuno Faria, Alexandra Balona, Luiz Camillo Osório, Sabeth Buchmann e João Ribas e será desenvolvida em articulação com os artistas visitantes da EA.

Nova Pós-graduação em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea

Sendo a única oferta formativa no país, a pós-graduação em Estudos e Documentação da Arte Contemporânea pretende sistematizar e oferecer uma abordagem genérica relativa à diversidade conceptual, técnica e material da arte contemporânea, dotando os alunos, de uma base sólida de conhecimentos e capacidade interpretativa nas vertentes conceptuais, técnicas e materiais, através da análise das diferentes tipologias de criação artística contemporânea, assim como na aplicação de métodos e técnicas de documentação.

2ª edição Pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte

A pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte tem como foco a arte moderna e contemporânea, dotando os alunos, bem como os profissionais da área, de uma base sólida de conhecimento cruzada com um forte conteúdo sobre a realidade do mercado e seus intervenientes. Esta é a única oferta formativa desta área no Norte do País.

Este curso é orientado por docentes da Escola das Artes-UCP em colaboração com artistas, investigadores e conferencistas convidados para o ano de 2019/20. Entre o convidados contam-se os nomes de Alberto Castro, Filipe Duarte, Maria do Carmo Pessanha Moreira, Maura Marvão, Miguel Cabral Moncada e Miguel Rangel.

PARCERIA (PÓS-GRADUAÇÃO EM MERCADOS E COLEÇÕES DE ARTE)

03-09-2019